small-business

Muitos empresários ainda acreditam que investimentos realizados para a estratégia de comunicação são só para empresas de grande porte. Alguns tiveram experiências ruins ao destinar verbas para ações de marketing que não foram capazes de atingir os resultados esperados. Com a internet reeditando a forma de fazer marketing, novas oportunidades surgiram para investir em uma estratégia eficiente que aproxime o público-alvo do negócio.

A internet mostra um caminho bastante interessante para tornar a empresa ainda mais profissional. Fique por dentro do assunto!

Como as pequenas empresas podem se beneficiar com a comunicação?

Iniciar um planejamento de comunicação requer pensar, primeiramente, sobre o negócio em sua totalidade. Que mensagem a empresa quer passar? Para quem deseja enviar? Mercado de atuação? Clientes ideais? Fornecedores? Parceiros existentes e potenciais? Com as respostas, poderá analisar as opções de ferramentas de comunicação disponíveis mais adequadas para alcançar os objetivos da empresa, além de definir o valor de investimento e o tempo médio de retorno esperado para as ações começarem a surtir efeitos.

Blog corporativo

Utilizar um blog corporativo para estabelecer uma estratégia de comunicação com o cliente em potencial pode ser uma opção muito interessante e que tem apresentado os melhores resultados para as pequenas empresas. A geração de conteúdo relevante em que o público se identifique, além de ser uma ferramenta muito útil para gerar tráfego qualificado para a página na internet, também permite que o cliente o localize com mais facilidade ao realizar buscas no google, por exemplo.

O blog ainda pode ser um meio de tornar a empresa especialista em um determinado assunto. O investimento para criar e nutrir um blog é relativamente pequeno, mas vai exigir esforço de um profissional qualificado que possa gerar conteúdo, postar, e construir relacionamento com os visitantes.

Presença nas redes sociais

Existem inúmeras plataformas de redes sociais e, antes de ingressar em alguma, é importante conhecer a finalidade de cada uma. É a forma mais simples e rápida de se estabelecer contato com um público definido como alvo para o negócio, mas sem uma estratégia de comunicação acertada, colocará em risco todo o trabalho.

É necessário, inicialmente, um site ou um blog otimizado para receber o tráfego que será gerado, além de saber o que comunicar, como e para quem. Ter o auxílio de um profissional especializado para ajudar nessa atividade pode ser crucial, pois a estratégia exige tempo, dedicação e monitoramento de resultados.

Investimento em links patrocinados

Todo interesse manifestado por um cliente para um determinado produto ou serviço começa com uma pesquisa na internet. O google é o buscador mais utilizado no brasil e no mundo. Então, marcar presença nesse mecanismo de busca pode aumentar as chances de negócios. Com uma campanha de publicidade bem planejada será possível ter visitantes qualificados, o que torna mais fácil a conversão deles em clientes (leads).

O investimento é flexível, de acordo com o planejado, sendo permitido ainda estabelecer um valor diário para manter a campanha. Dias e horários também podem ser definidos e um teto máximo de custo pode ser configurado para o investimento não comprometer o planejamento financeiro da operação.

Design e navegabilidade

Uma estratégia de comunicação eficiente está associada à estrutura em que as informações são organizadas. Deve-se respeitar uma hierarquia de estruturação onde texto, imagens, vídeos e outras ferramentas de interação estejam em contexto para transmitir a mensagem de um jeito simples, objetivo e atraente.

A primeira experiência do cliente  fará toda a diferença para o sucesso na comunicação. Você  perceberá que, não só a boa imagem é uma grande aliada, mas também o conteúdo que oferece em forma de soluções para os clientes. São forças que se somam para potencializar a comunicação.

Comunicação interna

Manter o diálogo em aberto com os integrantes da equipe também pode ser uma boa estratégia de comunicação. O exemplo deve vir de dentro da empresa para mudar conceitos e inovar o ambiente corporativo tradicional. Isso pode ser a solução para ter uma equipe motivada, valorizada e deixa-los se sentirem parte da empresa. Alinhar as estratégias de comunicação interna com a externa pode gerar benefícios incríveis para a organização.

Escolher uma ferramenta de comunicação direcionada pode demandar menores investimentos e apresentar retorno acima do esperado. Ainda, é importante lembrar que com ajuda de um profissional capacitado essa tarefa ficará mais fácil.

Você já conta com estratégias de comunicação digital para a empresa? Conte-nos sua experiência através dos comentários!

Link para a página de case da Bolt Brasil

Pequenas empresas podem ter bons resultados com a comunicação?

Categoria: Mercado
0
780 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *