Relacionamento com o cliente

Construir um bom relacionamento com o cliente é uma preocupação que paira sobre o mercado e que vai continuar a existir para todo o sempre. Isso porque as questões evoluem com o tempo e a forma como o consumidor deseja ser tratado passa por transformações.

Entender o relacionamento com o cliente precisa começar em um pensamento mais genérico e depois afunilar para o seu tipo de negócio. Mas como você deve fazer para que o seu time de relacionamento trabalhe da forma correta? Como descobrir que está no caminho certo?

Nem sempre temos respostas para tudo, mas é possível pensar fora da caixa.

Você investe em um contact center vencedor?

O contact center é a forma mais moderna de atender um cliente, mas para tê-lo é preciso dinheiro para investir. Uma ferramenta completa é uma necessidade mais próxima de uma grande empresa. Se você não é dono de uma gigante do mercado, não precisa se preocupar tanto em ter um contact center completo.

A forma como você vai fazer o seu atendimento ao cliente depende muito do seu estudo sobre ele. O seu consumidor usa muito a internet? Ou ele prefere resolver os problemas por telefone? Ele tem Whatsapp? Não seria uma boa ideia?

Todas essas questões precisam ser levantadas em conjunto com o seu banco de dados sobre o cliente — por falar nisso, você tem um banco de dados?

Por que ter um banco de dados é tão necessário assim?

Bem, não existe nenhum regra absoluta, mas vamos combinar que quanto mais e melhores informações você tiver sobre os seus clientes, mais fácil vai ser de convencê-los a comprar algo. Você não concorda?

Então, é bom que você ao menos experimente contratar um bom banco de dados que guarde desde os dados pessoais mínimos de cada cliente até as informações mais preciosas e pouco exploradas pelos seus concorrentes. Assim você vai poder, inclusive, oferecer brindes e promoções que agradem muito mais ao seu público especificamente, e não sair atirando no escuro como muitos fazem.

Só um cadastro de e-mail marketing já é uma ajuda e tanto para conseguir guardar alguns dados e descobrir outros só ao saber qual e-mail o seu cliente abriu ou não.

Você paga bem os seus funcionários?

Não adianta querer a equipe perfeita de relacionamento com o cliente, se você não paga bem os seus funcionários. Nenhum trabalhador desmotivado vai fazer um trabalho digno de prêmio. Só se consegue isso com a valorização profissional.

Por isso, invista em treinamentos, capacitação, mas também em um bom plano de cargos e salários para o time de atendimento. Lembre-se de que essa equipe é responsável direta pela imagem da sua empresa. Se ela estiver mal, suas vendas vão cair drasticamente.

Quanto mais você questionar sobre a forma como atende os seus consumidores, melhor vai ser na hora de pensar em soluções para os problemas. Um bom relacionamento com o cliente se faz com tentativa, erro e acerto.

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Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Categoria: Mercado
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