Inbound Marketing: o que é e o que ele pode fazer pela sua empresa?

Já pensou em um jeito novo de se relacionar com os seus clientes? O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, pode te ajudar e trazer resultados incríveis para a sua marca. Ele tem sido cada vez mais utilizado por empresas de todos os portes para atrair clientes, gerar vendas e reforçar a autoridade.

Diferentemente do Outbound Marketing ou Marketing Tradicional, que costuma ser invasivo e interromper o público, o Inbound se baseia em um conjunto de ações e estratégias para levar o público até a marca de forma natural e involuntária.

Para isso, são criados conteúdos relevantes, como publicações em blog posts, e-mail marketing, e-books, vídeos e fóruns online, além de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo.

Para que você entenda um pouco melhor sobre as vantagens do Inbound Marketing para a sua empresa, confira abaixo alguns dos seus principais benefícios!

O Inbound Marketing é mensurável

Essa abordagem estratégica costuma ser considerada um investimento, e não um gasto, pois todas as suas ações podem ser mensuradas. Por meio de ferramentas de web analytics é possível saber a quantidade de clientes que visualizou, converteu ou comprou os seus produtos.

Essas informações são muito importantes para quem deseja ter um ROI (Retorno Sobre Investimento) melhor. E para você ter uma ideia, a média de ROI com o Inbound Marketing é de cerca de 275%. Um dado muito interessante, não acha?

Ajuda a gerar receita de forma econômica

Aí está outra grande vantagem do Inbound Marketing sobre as propagandas tradicionais: auxilia no aumento da receita da empresa de forma econômica. Nesse contexto, estima-se que o Inbound é cerca de 62% mais barato que o Outbound.

Além disso, os custos com aquisição de clientes costumam ser bem menores, o que contribui para a otimização do processo de vendas.

Aumenta a visibilidade da marca de forma natural

Você já deve ter percebido o quanto aqueles banners e anúncios agressivos incomodam e irritam o público, certo? O Inbound Marketing faz justamente um conjunto de ações para atrair as pessoas da forma mais natural e menos invasiva possível.

Por meio de conteúdo relevante, essas estratégias educam a audiência e auxiliam na resolução dos seus problemas. Ou seja, o Inbound faz com que as pessoas procurem a sua marca, e não o contrário.

Para você ter uma ideia de como isso não é conversa mole, empresas que utilizam blogs, por exemplo, têm cerca de 97% mais links para os seus sites. Um número bastante expressivo, não é mesmo?

Cria relacionamento com o público

O consumidor está cada vez mais seletivo e simplesmente não liga para a maioria das propagandas tradicionais, o que causa um distanciamento das empresas anunciantes e seus clientes.

O Inbound Marketing faz o processo contrário e, por meio de suas estratégias, consegue atrair públicos mais qualificados, ou seja, que têm maiores chances de comprar o seu produto. Além disso, consegue criar engajamento e um relacionamento mais próximo com essas pessoas, por seu conteúdo ser mais direcionado e respeitoso.

Importante para a credibilidade e autoridade

Quando uma empresa gera conteúdos que fazem a diferença na vida das pessoas, que são relevantes e ajudam a sanar dúvidas e necessidades, o público passa a enxergá-la com mais credibilidade, que é uma qualidade fundamental para conquistar pessoas cada vez mais exigentes.

Dessa forma, podemos afirmar que o Inbound Marketing traz mais autoridade e prestígio para a sua empresa.

E então, gostou de conhecer esses benefícios? Atrair a atenção do público de forma mais permissiva, com uma comunicação bilateral, de baixo custo e que é possível mensurar em tempo real, pode fazer toda a diferença para a sua empresa!

Agora que você já sabe da importância do Inbound Marketing, que tal nos seguir nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instragram e LinkedIn — e ficar por dentro das principais tendências do mercado? Temos certeza de que vamos te ajudar muito!

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Categoria: Estratégia
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