Artigo sobre Brand Persona.

Alcançar resultados positivos no seu negócio requer uma série de estratégias eficientes e muito bem planejadas. A Brand Persona deverá ser bem estruturada e conquistar diversos clientes pela imagem, posturas e valores que ela representa.

Ocorre que, para conseguir transformar sua identidade visual em símbolo de sucesso e desejo para seus consumidores, é imprescindível trabalhar a personificação da marca. Essa estratégia também garante maior engajamento do público, o que, consequentemente, é de grande ajuda para ampliar o seu mercado e atrair mais clientes.

Mas como a personificação da sua marca pode gerar engajamento do público? Que tal saber mais a respeito disso?

A personificação da marca

Muita coisa mudou nos últimos anos no mercado e nos negócios e, com isso, a forma como os clientes se relacionam com as marcas também se alternou. Boa parcela dos consumidores não busca só comprar um produto, mas fazer parte do universo de uma marca ou comunidade relacionada a ela.

Nesse contexto, torna-se fundamental que os clientes se identifiquem com a sua assinatura no mercado.

É aí que entra em cena a estratégia de personificação da marca. Criar uma individualidade e deixar a sua marca o mais próxima possível de seus clientes. Portato, a brand persona definida deve ser a melhor para se comunicar com o público-alvo.

A marca deve representar muito mais do que uma mera identificação visual de sua empresa ou de um determinado produto. A identidade visual faz com o que o público distinga e se afeiçoe às suas cores, ao seu design e aos outros elementos imagéticos.

Já a personificação permite que o público-alvo encontre na sua marca um comportamento, uma atitude. Dessa forma, a construção da brand persona faz com que se estabeleçam relacionamentos mais sólidos com o seu target.

O engajamento do público

O engajamento acontece quando o público se sente mais à vontade para comentar, expor suas opiniões e compartilhar os assuntos e publicações feitas em seus canais de relacionamento e divulgação. Mas como uma marca pode despertar no consumidor o desejo de se comunicar?

Quando existe uma personificação de marca, o público passa a ver sua identidade com outros olhos. Não é mais apenas uma empresa vendendo produtos: é uma personalidade singular, com a qual estabelecem relação e hábitos. Ao sentir que a marca tem muito mais a oferecer do que apenas produtos e serviços, sua audiência fica mais estimulada a interagir.

Mas a questão aqui não é apenas criar uma personalidade e incorporá-la à marca. É essencial alimentar as emoções e a relação com os seus clientes. Para isso, pode-se trabalhar com algumas táticas específicas, como:

Criação de mascotes ou personagens

Um mascote ou personagem pode dar voz e corpo para uma marca. Além de atributos físicos, também é interessante levar em conta uma personalidade muito bem delineada e explícita para o consumidor.

Entretanto, é importante atentar-se para o fato de que brand persona e mascote (ou personagem) são ideias bem diferentes. A criação de um personagem pode funcionar em alguns cenários, mas a brand persona não se materializará, necessariamente, como uma pessoa. Ela é a alma da sua marca; seu mascote, personagem ou porta-voz é um representante.

Utilização do storytelling

As histórias sempre conectaram pessoas em qualquer lugar do mundo. Com o branding não é diferente: sua marca precisa fazer parte da própria história dos seus clientes e, para isso, é estratégico criar vínculos a partir de estímulos emocionais.

Pode-se fazer isso ao criar/ comentar histórias relevantes para o público-alvo, utilizando temas e acontecimentos que comovem e instigam mais a sua empatia. Isso faz com que as pessoas sintam-se parte do universo mostrado, gerando engajamento do público, devido ao fato de a empresa se conectar aos seus sentimentos.

Foco no seu público

Para gerar o engajamento do público com a personificação da sua marca, é imprescindível que você conheça muito bem as pessoas com quem deseja se comunicar. Não basta definir um perfil. Deve-se acompanhar o desenvolvimento de todo o relacionamento com seus clientes.

Portanto, é fundamental analisar periodicamente o comportamento do seu público e, principalmente, monitorar o vínculo da sua organização com essas pessoas.

Como está a sua personificação da marca? Quais são as suas estratégias para gerar engajamento do público? Deixe o seu comentário neste post e conte as suas experiências!

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Brand Persona: Como a personificação da marca gera engajamento?

Categoria: Estratégia
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