Artigo falando sobre o impácto da Comunicação Interativa na experiência do cliente

Com o passar dos anos, o perfil do cliente e sua forma de adquirir produtos no mercado mudaram. Do mesmo jeito, transformaram-se as suas características, desejos e preferências. Todas as mudanças influenciaram também na maneira como o público-alvo de um negócio se torna um lead, e como o lead se converte em cliente. A comunicação interativa é essencial para essa conversão.

Para conseguir mais sucesso em sua captação no mercado, a experiência do cliente se mostra fundamental. Afinal, é ela que traz a satisfação e a fidelização do consumidor. É aí que a comunicação interativa ganha destaque, pois a ferramenta gera efeitos bem positivos na prática.

Quer saber por que a comunicação interativa tem efeitos na experiência do cliente? Então confira o post de hoje!

O que é a comunicação interativa?

Antes de abraçar qualquer técnica ou ferramenta, é importante entender o que ela significa. A partir disso, você vai compreender seus efeitos na experiência do cliente.

A internet trouxe uma excelente oportunidade para as pessoas: a capacidade de interação. As redes sociais, aplicativos de comunicação e outros canais potencializaram a comunicação e o relacionamento interpessoal. Assim, essa interação pode ocorrer entre dois ou mais indivíduos e também funciona entre clientes e empresas.

A relação entre público e empresa

Pode-se entender a comunicação interativa como a relação entre o público-alvo ou cliente e uma dada empresa. Essa comunicação acontece muitas vezes com o auxílio da internet e de algumas plataformas que facilitam a aproximação.

A comunicação interativa necessita de algum instrumento tecnológico, como o celular ou tablet. E, é claro, de uma solução criativa que favoreça o negócio.

Alguns exemplos de comunicação interativa

Imagine entrar em um restaurante e, assim que conectar o seu smartphone no wi-fi do estabelecimento, receber o cardápio completo diretamente no seu aparelho.

Outra maneira de usar a comunicação interativa é por meio de um QR code em sua mesa naquele mesmo estabelecimento. Com esse código, você poderá conferir o andamento do seu pedido e verificar a sua conta, sem chamar o garçom.

A comunicação interativa influencia mesmo o cliente?

A comunicação interativa permite que o usuário tenha ainda uma maior participação em campanhas publicitárias e até mesmo no andamento da própria empresa. A conectividade é uma tática que viabiliza a aproximação de seus clientes muito facilmente.

Ao usá-la, pode-se criar uma divulgação ou conversação singular, permitindo um relacionamento diferente e que chama a atenção. Certamente, vai trazer resultados positivos.

Sentindo-se únicos e encantados com as soluções apresentadas, os clientes têm uma experiência positiva com sua empresa – e um consumidor satisfeito contribui para a construção de uma boa imagem corporativa no mercado, aumentando os lucros da organização.

Pense nisso: receber um cartão de visita de um escritório de contabilidade contendo um QR code. Ao fazer a leitura, aparecerão algumas opções em seu aparelho móvel, como ligar para o estabelecimento, salvar o número, acessar o site, enviar um e-mail. Isso deixará o contato mais fácil e garantirá uma experiência incrível.

Quais são as vantagens da comunicação interativa?

São muitos os benefícios que você perceberá ao utilizar a comunicação interativa. Os maiores são a singularidade e a ótima aceitação do público. Sem contar o bom custo-benefício: afinal, ela será aplicada para quem realmente está interessado nos seus produtos, serviços ou negócios.

Levando em consideração as características do consumidor atual, é possível perceber que ele está cada vez mais pesquisador e curioso e gosta de produzir e compartilhar conteúdos. Com isso, vale destacar mais um proveito da comunicação interativa: ela é capaz de trazer novidades para seus clientes, que compartilharão os conteúdos e ideias com amigos e parentes. Isso permite que você tenha grande visibilidade com investimento otimizado.

E você? Já usa comunicação interativa para melhorar a experiência do cliente com os seus negócios? Conte nos comentários!

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Comunicação interativa e seus efeitos na experiência do cliente

Categoria: Estratégia
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