Artigo sobre a importância da identidade da marca.

Você já se perguntou por que algumas pessoas tatuam marcas? Ou por que elas colocam seus adesivos nos carros e usam camisetas estampadas com elas? A razão é que essas marcas representam algo: o espírito aventureiro, um bom poder aquisitivo, a paixão pela inovação, o cuidado com o meio ambiente… Algo que as identifica e que também é relevante para o público. Essa é a magia da identidade de marca!

Quando bem trabalhada, essa particularidade é capaz de destacar a empresa na multidão: ela é única, tem personalidade e um posicionamento.

Ela tem uma identidade tão forte que as pessoas se identificam e essa relação se torna mais do que mero consumo — ela é um estilo de vida!

Se você deseja conferir boas informações sobre a importância e o papel da identidade de marca, vale a pena ler o nosso post de hoje!

Por que a identidade de marca é importante?

O consumidor quer marcas que se pareçam com ele e que estejam engajadas em suas causas. Ele deseja vestir a camisa desses valores e sentir que é representado por eles. E isso só pode ser alcançado com um trabalho ativo da empresa no sentido de construir e consolidar a sua própria identidade.

No final das contas, a identidade é a diferença entre aquela loja que tinha o que ele precisava e uma marca da qual ele será um fiel cliente e defensor.

Qual é a melhor forma de alinhar identidade e marca?

A construção de uma identidade é uma via de mão dupla: ela depende tanto da empresa quanto dos consumidores. Por isso, todo cuidado é pouco e toda estratégia deve ser bem pensada para que seja bem interpretada.

Como? A identidade precisa refletir fielmente a sua empresa: objetivos, missão, visão, valores, posicionamento, bandeiras, causas etc. É uma teia de atributos complexos, mas o esforço certamente vale a pena.

Como construir uma identidade forte?

Uma marca forte nasce do conhecimento aprofundado de duas esferas: empresa e consumidores. Ambos precisam estar alinhados.

O conhecimento de seu público-alvo revelará o que ele valoriza, o que procura em uma organização, quais são as suas principais características etc. São dados essenciais para definir quais atributos da sua organização deverão ser ressaltados na construção da sua identidade.

Mas lembre-se: a ideia não é agradar a todos, pois isso pode criar dissonâncias em sua mensagem. Uma identidade deve ser sólida. Ambiguidades devem ser sempre evitadas e mudanças apenas em casos de necessidade — por exemplo, uma marca de refrigerantes que passa a lançar e defender produtos saudáveis ao perceber essa tendência.

Já o conhecimento da sua empresa permitirá definir onde estão suas forças e quais atributos podem ser explorados. Se você vende tênis de corrida, pode incorporar o espírito esportivo e defender hábitos saudáveis, por exemplo. Esse posicionamento deve estar presente em tudo o que a organização faz, desde os eventos que apoia até as peças de comunicação.

Construir uma identidade de marca é um trabalho complexo, que exige tempo, paciência e constância. Mas ter valor para o cliente é inestimável. Sua empresa está pronta para se tornar inesquecível?

Confira agora como elaborar um planejamento estratégico e alcançar os resultados que o seu negócio espera!

Faça o download do Case da criação do conceito e da identidade visual da BioStartUP Lab

Identidade de marca: ela realmente revela a sua empresa?

Categoria: Estratégia
0
2074 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *