Artigo sobre a importância do briefing em uma relação com o cliente

Como se diz por aí: “não adianta passar o carro na frente dos bois”. Isso vale para tudo, inclusive para o marketing, a publicidade e a comunicação. Antes de criar cases incríveis, é necessário que agência e cliente estejam sempre bem afinados. E é aí que entra o briefing.

Quer entender por que ele é tão importante? Então vamos conversar. Aqui, falaremos um pouco sobre como ele é essencial e deve ser feito com muito cuidado para gerar os resultados esperados para o seu negócio.

O que é o briefing?

O briefing é um documento que estrutura o desenvolvimento do projeto. Nele, vão estar todas as informações possíveis sobre a expectativa que existe para a demanda e todo tipo de informação que pode ser útil: do que se trata a ação ou projeto, quais os objetivos, quando acontece, como vai funcionar, como a campanha vai se integrar com com a marca e as definições de visão, missão, valores e o que mais puder ser importante.

A partir desse documento, a equipe de criação e planejamento vão entender direitinho o que se espera para o projeto, como como ele vai precisar ser executado, quais são as ideias que que já existem sobre ele e muito mais.

Desenvolver esse documento é importante para qualquer tipo de projeto. É com ele que os conceitos e expectativas sobre o trabalho são alinhados – então invista nessa etapa para entregas de forma mais completa.

Qual o processo para a construção de um briefing de qualidade?

Existem vários modelos de briefing que você pode adaptar para as suas necessidades. Mas, em geral, estes são alguns tópicos obrigatórios para começo de conversa:

A marca

Para criar um projeto, é importante começar pela marca em questão. Quais são os valores, a missão e a visão da empresa? Qual é o negócio? Quais são as propostas e a linguagem adotadas? Tudo isso deve ser levado em consideração para que exista uma conexão adequada do trabalho em relação ao empreendimento.

Público-alvo

Quem se espera alcançar? Descobrir para quem é o trabalho ajudará a saber como falar. Estude esse alvo para conhecê-lo de verdade. Quanto mais informações, mais aderente será o resultado final.

Mensagem

Qual a mensagem a ser passada pela campanha? Sejam ações de marketing ou de comunicação, todas elas existem por um motivo. Compreender isso facilita transformar em realidade o planejamento.

Orçamento e prazo

Qual é a verba para o projeto? Existe alguma regra para a distribuição dela? Por quanto tempo? Esses são aspectos fundamentais para dimensionar qualquer ação. Não deixe de alinhar expectativas de valores e tempo.

Produzir um bom briefing é o primeiro passo para  gerar campanhas, peças e produtos cheios de qualidade e, claro, que tenham a cara do seu negócio. Conte com sua agência para esse momento tão importante e acompanhe sempre o processo aprendido para garantir que tudo siga de acordo com o seu planejamento.

E falando em planejamento, como anda o seu? Lembre-se de que essa é uma etapa fundamental para o seu sucesso. Portanto, confira o nosso post sobre a influência desse fator no desempenho das empresas!

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Será que você dá a atenção merecida ao briefing?

Categoria: Mercado
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