Artigo: Publicidade e ativismo: defender causas gera valor

A publicidade sempre foi uma poderosa arma de convencimento e engajamento do público em torno de um objetivo. Nos últimos anos, muitas empresas começaram a utilizar a campanha publicitária ativista, abraçando a defesa de questões importantes para o desenvolvimento da sociedade. Afinal, adotar estratégias publicitárias para abordar temas relevantes e presentes em nosso cotidiano é uma maneira inteligente de impactar positivamente nas relações humanas e ainda conquistar uma identidade e estabelecer um laço de afinidade com o público.

É importante ressaltar que, para além da campanha, a marca tem que se envolver de verdade com a causa defendida. Não se trata apenas de uma “jogada de marketing” – ou seus efeitos seriam exatamente contrários, passando uma imagem de um negócio que só se preocupa com o lucro.

Além de impactar um grande número de pessoas, apostar em uma publicidade que aborda temas relevantes e contemporâneos contribui para a evolução da sociedade, para a fidelização de clientes e para o fortalecimento da imagem de uma empresa responsável e engajada em conquistar um mundo melhor.

Quer saber como esse tipo de estratégia tem sido eficiente? Acompanhe algumas campanhas ativistas relevantes e veja como sua organização também pode usar esse tipo de marketing!

1. P&G e a luta por igualdade

Em 2017, a P&G lançou em comemoração ao Dia Internacional da Mulher uma campanha batizada como #WeSeeEqual (vemos igual/nós vemos igual). O foco da mensagem era desconstruir a cultura machista em nossa sociedade, mostrando que homens e mulheres vivem em condições iguais e, portanto, devem ser tratados de maneira semelhante. Entre os pontos fortes da campanha, frases como “abraços não se preocupam com quem os dá” e “famílias não se importam com quem as chefiam” demonstram o tom de defesa pela igualdade de gênero e a importância da valorização da figura feminina na sociedade em que vivemos.

2. Avon e sua campanha ativista contra a violência doméstica

O Instituto Avon lançou a Campanha 21 dias de Ativismo com o slogan “A mudança começa onde o silêncio termina”, apoiando o fim da violência doméstica, em resposta a uma convocação da ONU para promover discussões em torno do assunto. É mais um belo exemplo de como uma marca pode atingir e sensibilizar seu público-alvo ao falar de um tema tão importante e sério atualmente. Ao convocar as mulheres a discutir e denunciar as violências que sofrem, a iniciativa contribui para o empoderamento e a superação da submissão e do medo existentes nesses casos.

Os benefícios são evidentes – além de fortalecer a relação da marca com suas consumidoras, a empresa dá suporte ao combate a um grave problema.

3. O Boticário e sua mensagem de respeito

Em 2015, a empresa O Boticário abraçou a luta pelo respeito às diferenças, especialmente às relações homoafetivas, lançando no Dia Dos Namorados o vídeo “Um dia dos namorados para todas as formas de amor”. Mesmo causando polêmica (e até por causa disso mesmo), a campanha cumpriu com o seu papel de provocar a reflexão nas pessoas de que toda forma de amor merece respeito.

O sucesso foi tanto que o vídeo foi amplamente premiado, pela coragem da empresa em abordar um tema tão polêmico e delicado, prosseguindo em sua defesa mesmo diante das críticas feitas pelos mais conservadores. E toda essa repercussão só contribuiu para a divulgação da marca e de uma luta secular por respeito dessa parcela da sociedade que se sente constrangida e desrespeitada em razão de sua sexualidade.

Uma campanha publicitária ativista faz muito mais do que divulgar a marca. Ela traz para a sociedade a reflexão e o debate sobre temas relevantes. Não restam dúvidas de que esse tipo de marketing, feito de forma consistente e verdadeira, é extremamente positivo e está de acordo com o novo perfil de consumidor — mais seletivo, responsável e preocupado em conhecer como as empresas se posicionam diante de questões importantes. Campanhas com uma causa enriquecem a personalidade das marcas junto a seu público, criam empatia e fortalecem relações. Gostou da ideia? Procure uma agência inteligente e deixe que sua marca gere valor e faça a diferença!

Atualização: A Skol vem fazendo um bom trabalho com seus anúncios, saindo do lugar comum dos mulherões e colocando a diversidade em questão. E acabamos de ver um novo vídeo que está rodando no Youtube e Facebook que vale a pena destacar. Confira a resposta dada a um cliente no Facebook e mais abaixo o vídeo da campanha.

Campanha Skolors

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Categoria: Publicidade e Propaganda
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