Artigo: Conheça melhor o cliente da sua marca

Quem é meu cliente? Essa é uma pergunta que muitos diretores e gestores empresariais fazem quase diariamente. É uma questão que pode ser difícil de responder, especialmente quando uma empresa trabalha com públicos diferentes.

Isso pode gerar um problema sério na estratégia de comunicação, como se você estivesse em um jogo de tiro ao alvo, porém, com os olhos vendados. Mas como conhecer os diferentes públicos de uma marca? Confira o post que preparamos e saiba mais!

Qual a importância de identificar o público-alvo da empresa?

Sem definir bem quais são os alvos da estratégia de comunicação, a performance e o relacionamento com seu público são prejudicados. A distância com os clientes aumenta e a conexão com os stakeholders se torna mais difícil. E as empresas, principalmente as maiores, precisam se comunicar de modo adequado a cada público, aprimorando sempre o que sua marca revela sobre a sua organização.

O que fazer com os diferentes públicos de uma marca?

Assim como praticamente tudo dentro de uma empresa, o planejamento é a chave para o sucesso. Com a comunicação não é diferente, por isso, você precisa pensar no alvo das suas estratégias. Os perfis de público da marca podem ser melhor sintetizados através da construção de lead personas – que estão muito presentes nas táticas eficientes de marketing.

Mas o que é a lead persona? É uma representação dos seus clientes, com as características mais significativas deles – até mesmo com nome, profissão e história. Isso aprofunda a visão sobre o público-alvo que é por natureza mais genérica) e facilita entender “com quem estamos falando”.

Como definir uma persona?

Onde posso encontrar a lead persona? O fato é que ela não cai do céu, por isso, você precisa pesquisar. Isso quer dizer que é fundamental mergulhar no universo do seu cliente, entender padrões de comportamento, desejos e estímulos. Com isso, você poderá elaborar melhor o perfil a atingir.

Depois disso, sim, você tem um alvo bem definido. Assim, fica mais fácil pensar em estratégias efetivas de comunicação, que gerem bons resultados em algum tempo. Mas cuidado: tentar atingir muitas personas pode fazer você atirar para todos os lados e não acertar nada. Por isso, pense em perfis que realmente importem para a sua empresa.

Sei quem são as lead personas, o que faço agora?

OK, agora que você pensou nas pessoas a serem alcançadas por sua estratégia e já identificou os perfis realmente interessantes para a sua empresa, qual é o próximo passo? Entender mais um pouco sobre elas. Você precisa compreender quais são seus problemas/dores e listá-los — a fim de apresentar as soluções necessárias.

Depois disso, chegou a hora de pôr a mão na massa! É o momento de pensar no que tem mais eficiência para atingir as lead personas que você definiu. Um exemplo? Se o seu cliente é hard user de redes sociais, aí está seu canal ideal. Quem sabe, apostar em algo novo? Um dos melhores métodos para atingir as suas personas é com Inbound Marketing. Essa é uma metodologia que transformou o modo de vender e atingir seu público ideal.

Atingir diferentes públicos não é algo muito fácil, mas com a criação das lead personas o caminho se torna mais objetivo e as práticas, mais eficientes. É ver com mais clareza os alvos para a sua estratégia, nortear suas ações e atingir quem realmente importa para a sua empresa.

Agora que você já sabe como lidar melhor com os diferentes públicos de uma marca, já pensou em novas estratégias para atingir suas lead personas? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências!

Baixe nosso e-book sobre Brand Persona

Conheça melhor o cliente da sua marca

Categoria: Estratégia
0
724 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *