métricas

Para melhorar o engajamento da sua página, os dados podem ser os melhores aliados

Likes, comentários e compartilhamentos são as principais métricas usadas para engajamento nas mídias sociais. O que significam esses números?

Os dados ajudam e muito a pensar as publicações da páginas, mas uma análise mais aprofundada e contextualizada se faz necessária. Uma métrica por si não consegue dar conta das particularidades do público. Para entender o engajamento e conseguir fazer com que ele cresça ainda mais é preciso ir além – e a Bolt tem algumas dicas para usar os dados a seu favor e fazer a sua página brilhar 😉

1. Use os dados para conhecer o seu público
Selecione as postagens mais curtidas e tente descobrir o que elas tem em comum. Selecione as menos curtidas também. Não leve em consideração apenas o assunto e o formato, mas observe tudo: se a foto postada teve ou não teve filtros, quais elementos você usou, os horários que foram postados.. tudo mesmo! Procure achar um padrão nas postagens que despertam esse ou aquele comportamento e entender quais fatores despertam a atenção do público para aplicar nas próximas postagens.

2. Não exagere
Percebeu que um assunto interessa seu público e é a garantia de muitos likes? Que beleza! Mas não desgaste demais o assunto, pense além: pesquise temas relacionados, formas de abordagem que você usou, tente descobrir por que aquele assunto interessa tanto e como tornar outros tão atraentes quanto ele.

3. Ouça e aprenda o publiquês
Além de mesurar os comentários e curtidas de uma publicação, observe a linguagem utilizada, as gírias do seu público, seu modo de falar. Algumas dessas expressões você pode utilizar em suas postagens para se aproximar de quem interessa e gerar ainda mais interações nos próximos posts.

Conhecer o seu público, sempre uma regra de ouro. Dados são muito úteis para isso – aproveite ao máximo a informação que você tem!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

3 dicas simples de como usar as métricas a seu favor

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Mídias Sociais
1
2400 visualizações

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *