7 passos para criar uma apresentação institucional

Você tem uma empresa e pretende conquistar novos clientes por meio de uma apresentação, mas não sabe ao certo como fazer isso? Então chegou ao lugar certo! Acompanhe o nosso post e confira elementos essenciais para planejar da melhor forma os seus materiais, aprendendo como desenvolver uma apresentação institucional.

Para começar, podemos dizer que o ditado “a primeira impressão é a que fica” se aplica muito bem a esse caso. Isso porque a apresentação institucional serve como uma espécie de cartão de visitas da empresa. Ela é responsável por despertar o interesse de potenciais clientes e, com isso, ser um primeiro passo rumo a possíveis negociações.

Aprenda como criar uma apresentação institucional

Como dissemos, uma apresentação bem-feita abre portas, pois é capaz de fazer com que aqueles que irão assisti-la compreendam exatamente o que uma empresa faz e quais soluções oferece.

As apresentações corporativas logicamente têm suas particularidades de acordo com cada segmento, mas no geral elas são divididas em quatro fases: preparação do roteiro, criação da identidade visual, desenvolvimento de slides e apresentação.

Veja agora os 6 passos para planejar suas apresentações de forma com que encantem e possibilitem a conquista de novos mercados:

1.Conheça a empresa

Antes de iniciar qualquer roteiro, é importante conhecer a fundo os produtos e serviços oferecidos pela empresa, ou seja, suas soluções. Deve-se definir, principalmente, qual será o objetivo da apresentação.

2.Analise o público

A partir daí, faça uma análise do público com que a empresa vai falar, o que é importante que esse público saiba e como essas informações podem ser passadas da forma mais clara possível.

Deve-se verificar qual o perfil dessas pessoas, entre as quais pode haver gestores, administradores, membros de equipes de vendas, entre outras funções. Esse passo é fundamental, pois assim é possível definir a linguagem e quais os dados mais interessantes a se incluir.

3.Verifique o tempo de apresentação

Essa é uma informação essencial para que a apresentação corporativa não seja excessivamente resumida ou exija tempo demais para a apresentação de todo o material. Por isso, antes de iniciar o roteiro e outros processos, informe-se com aqueles que receberão a sua empresa.

4.Reúna informações

Com esses dados em mãos, junte os materiais necessários para poder compor os conteúdos e desenvolver a ordem da apresentação. As informações devem ser incluídas em uma ordem lógica, de forma que façam sentido para quem está assistindo e, ao mesmo tempo, não se tornem maçantes.

5.Faça o roteiro

O próximo passo é desenvolver um roteiro completo da apresentação. Assim, é possível trabalhar o conteúdo da forma mais objetiva e atraente possível, testando o melhor encadeamento de ideias. Além disso, com todas as informações definidas nesta fase, você evita grandes alterações futuras no design, o que é bem mais complicado do que simplesmente ajustar o roteiro.

6.Elabore o design

A partir do roteiro definido, é hora de começar a dar forma à apresentação, ou seja, pensar no design que será utilizado. Ele deve conter elementos que remetam à identidade visual de sua empresa, como cor e fonte, e também ser atraente e objetivo.

7.Monte os slides

Essa é a última etapa da montagem de sua apresentação institucional, que será desenvolvida no PowerPoint, Keynote ou qualquer outra plataforma. Fique atento à ordem dos slides, checando se ela está satisfatória ou se é necessário fazer mudanças; inclua animações ou outros elementos interessantes e, depois disso, revise o material quantas vezes achar necessário.

Depois de estar com o documento pronto, é importante que o responsável por apresentar o material se prepare para o momento de interagir com os potenciais clientes. Para isso, ele deve ler e reler o material e também ensaiar sua apresentação, o que traz mais segurança no momento de se apresentar.

De qualquer forma, seu negócio pode contar com a ajuda de empresas especializadas em apresentação corporativa, que guiarão a montagem do material de forma com que ele engaje a audiência e faça sua empresa conquistar novos clientes e aumentar os rendimentos.

Nosso artigo foi útil para você? Quer saber como a Bolt Brasil pode ajudar sua empresa a desenvolver uma apresentação institucional? Então entre em contato agora mesmo!

Quando a Bolt começou em 1999, o digital no Brasil engatinhava. E a Bolt viu o digital passar de coadjuvante a determinante no comportamento das pessoas e na maneira como elas se relacionam, entre si e com as marcas. Viver tudo isso muito de perto é ter conhecimento para explorar todas as possibilidades – e isso abriu a nossa visão de mercado e o nosso leque de serviços.

7 passos para criar uma apresentação institucional

Bolt Brasil

Quando a Bolt começou em 1999, o digital no Brasil engatinhava. E a Bolt viu o digital passar de coadjuvante a determinante no comportamento das pessoas e na maneira como elas se relacionam, entre si e com as marcas. Viver tudo isso muito de perto é ter conhecimento para explorar todas as possibilidades – e isso abriu a nossa visão de mercado e o nosso leque de serviços.

Categoria: Apresentações Corporativas
0
1596 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *