Artigo: A importância da consultoria no crescimento

Reinventar-se é uma das estratégias mais eficazes para fugir da crise. Ver a banda passar enquanto aguarda mudanças no panorama não é a melhor decisão, concorda? Momentos turbulentos podem se transformar em oportunidades, principalmente se você buscar ajuda de uma consultoria para empresa.

Mas, será que vale mesmo a pena recorrer a esse tipo de apoio? Quais são as vantagens que isso pode trazer para o seu negócio? O que levar em conta antes de fazer parceria? Se você está curioso para saber as respostas para essas e outras perguntas, recomendamos a leitura do post de hoje!

Por que contratar uma consultoria para empresa é tão importante

Há algumas décadas, a consultoria era restrita às grandes empresas e utilizada principalmente em momentos delicados, como desequilíbrio financeiro ou reestruturação. Hoje, independentemente do tamanho ou da situação em que se encontra, qualquer organização busca esse tipo de serviço para se desenvolver mais rápido e melhor.

Isso se explica pelo fato de que os profissionais fazem um diagnóstico profundo da instituição e identificam pontos fracos e fortes. Além de tudo, eles desenvolvem um planejamento estratégico em conjunto com os gestores para direcionar as ações e otimizar os resultados do negócio.

Outro ponto relevante é que existe uma orientação qualificada, ferramentas adequadas e soluções inovadoras. Ou seja, o suporte é completo. E que gestor não ficaria feliz da vida com um empurrãozinho desses, não é mesmo?

Principais vantagens de contratar uma consultoria

Certamente, nessa altura do campeonato, você já deve ter percebido que ter o ombro amigo de um consultor é uma ótima ideia. Para ter certeza, confira outras vantagens:

Execução de um planejamento estratégico

A consultoria contribui para a elaboração de estratégias por meio de um plano de ação, capaz de articular, por exemplo, a comunicação e gerar valor para a sua marca. O planejamento é extremamente importante para guiar os seus passos na direção certa.

Conhecimento do mercado

O fato de conhecer diversas empresas fornece aos profissionais uma expertise capaz de visualizar possibilidades que você talvez não imaginasse. Sendo assim, o seu negócio ganha um olhar de fora da situação, sem os vícios habituais. Assim, o foco jamais será perdido.

Especialistas à sua inteira disposição

Para todo tipo de problema existe uma organização especializada que pode dar a atenção que a sua iniciativa precisa para obter os melhores resultados com o menor esforço. Além disso, você pode aplicar uma consultoria exclusiva para o desenvolvimento de setores específicos do negócio.

Processos organizados e eficientes

Depois que a consultoria realiza o diagnóstico da empresa, diversas melhorias são sugeridas e implantadas para otimizar os processos. Isso facilita o fluxo das informações, evita retrabalhos, desperdício de tempo e ajuda a aumentar a produtividade da equipe. Simples assim.

Visão ampla e detalhada do seu negócio

Como você está imerso em vários compromissos de rotina, fica muito difícil enxergar os desafios que envolvem o sucesso da organização. A consultoria conhece todas as suas necessidades, bem como os aspectos que permitem uma visão mais abrangente do negócio.

Melhoria nas relações empresa/colaborador/cliente

O consultor atua como um agente transformador também no que diz respeito à evolução dos colaboradores, que são as pessoas que fazem a coisa acontecer. Mudanças positivas atingem todos os envolvidos, inclusive o cliente, que fica mais satisfeito com o serviço prestado pela marca.

Vantagem competitiva

Ao contrário do que muitos gestores acreditam, a consultoria pode ser determinante para a diferenciação do negócio no mercado. É uma ótima oportunidade de mapear oportunidades, se antecipar às tendências e se destacar dos concorrentes.

Economia de tempo e de dinheiro

O profissional trabalha dentro dos prazos definidos, de acordo com o que é estabelecido no projeto. Isso faz com que todos os compromissos sejam cumpridos rigorosamente e essa eficiência ajuda a reduzir o número de retrabalhos e despesas desnecessárias.

Mais poder na tomada de decisões

Todas essas vantagens juntas resultam na melhoria da sua capacidade em tomar decisões, uma vez que todas as ações são colocadas em prática com base em informações realistas que foram coletadas, estudadas e planejadas.

O que levar em consideração antes de contratar uma consultoria para empresa

É interessante analisar alguns aspectos antes de fazer uma opção para evitar os riscos de uma escolha errada. Acompanhe:

Pesquise a empresa

Acesse o site do serviço ou converse com outras pessoas para ter informações sobre a experiência da consultoria no mercado. Confie naquelas que possuem pelo menos dez anos de expertise. Adicionalmente, tire todas as dúvidas, conheça clientes, confira portfólios e cases, para ter certeza de que existe profissionalismo.

Verifique os méritos conquistados

Uma boa agência de consultoria participa de eventos relevantes na sua área. Além disso, ela pode ser constantemente reconhecida e premiada por se destacar das demais. Fique de olho nesse detalhe.

Questione as ferramentas

Seja para fidelizar clientes, fortalecer a imagem da marca, melhorar a comunicação ou qualquer outro objetivo, cada um exige ferramentas apropriadas. Então, procure saber de que maneira a empresa pretende desenvolver o seu projeto.

Entenda o propósito do serviço

Fique atento aos tópicos que estão inclusos no contrato para que não haja conflitos entre você e o prestador de serviço no futuro. Ele deve apresentar uma proposta de escopo que contenha todas as cláusulas que deverão ser cumpridas.

Acompanhe o trabalho do consultor

Para que a parceria seja bem-sucedida, é importante que você preste uma assistência completa para o consultor e disponibilize as informações necessárias para ele fazer um bom trabalho. Aproveite para ficar por dentro de todo o processo e aprender coisas novas.

Como você viu, a parceria de uma consultoria especializada é superimportante para você ganhar mais agilidade e eficiência nos processos. Os agentes identificam o que está dando certo, os principais erros que precisam de intervenção, desenvolvem um plano específico e direcionam as ações para otimizar os resultados.

Dessa forma, é possível conhecer a sua própria realidade, reconhecer falhas e saber exatamente o que fazer para repará-las. Tudo isso por meio de uma orientação qualificada, com o uso das ferramentas certas e muita inovação. Lembre-se de que a consultoria para empresa é um elo entre o seu negócio e as oportunidades.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

A importância da consultoria no crescimento

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Consultoria
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