A importância de branding e performance nas estratégias de marketing

Branding e performance são duas palavras-chave que precisam fazer parte da sua estratégia de marketing. Esses dois elementos coordenarão aspectos essenciais para o fortalecimento da sua marca estão profundamente relacionados aos mecanismos dos quais você precisa para se certificar de que os seus esforços estão trazendo retornos.

A sua marca tem que se diferenciar das outras e cativar o perfil de público certo para ela em um ritmo produtivo. Com o desenvolvimento de técnicas cada vez mais sofisticadas em marketing, é possível implementar esforços mensuráveis para trazer mais força à marca e posicioná-la como solução às pessoas certas.

A seguir, confira as principais maneiras como branding e performance atuam nas estratégias de marketing!

Construção de credibilidade

Existe muita concorrência em diversos segmentos, e é provável que isso também se aplique ao seu. Portanto, o seu público tem várias opções para escolher, o que pode ser prejudicial para você. A saída para esse problema está em fortalecer a credibilidade da sua marca. Se ela for percebida como uma referência em seu mercado, cada vez mais gente buscará seus serviços. Um dos papéis de uma estratégia de branding e performance é justamente o de consolidar a sua autoridade.

Definição de identidade

O que é a sua marca e de que forma ela se posiciona em seu mercado? Não é possível ter uma atuação verdadeiramente competitiva sem definir qual é a identidade dela nesse meio. Uma estratégia de branding e performance tem todos os elementos de que você precisa para trabalhar nisso. Ou seja, traz foco no desenvolvimento da marca e os mecanismos adequados para mensurar o seu sucesso ao fazer isso.

Ganho de visibilidade

Investir em branding significa fortalecer a sua marca. Envolve fazer com que mais gente a conheça e queira ter contato com ela. Portanto, um dos efeitos diretos de implementar uma estratégia com esse foco é o ganho de visibilidade que a sua empresa consegue. Ao ser mais conhecida e procurada, ela contará com um fluxo produtivo de novos clientes em potencial que poderão alavancar os seus resultados.

Mensuração de resultados

O foco em branding e performance está relacionado a uma preocupação com a análise dos resultados que você está conseguindo obter com a sua estratégia. Afinal, é a única forma de ter certeza de que os seus esforços estão gerando os retornos esperados.

Antes de começar, leve em consideração quais são os objetivos da sua empresa e quais números conseguem traduzir esses fins. Faça análises periódicas e as compare para detectar sua evolução ao longo do tempo.

Aumento das vendas (ou de outro indicador objetivo de performance)

O objetivo da sua estratégia inclui, naturalmente, gerar resultados concretos para o seu negócio. Então, a abordagem de branding e performance dela não estará completa se desconsiderar indicadores como vendas ou determinado tipo de conversão, por exemplo. Para ter certeza do seu sucesso, é essencial comparar a movimentação destes indicadores antes e depois do início da campanha.

Agora que você já conhece o valor de uma estratégia de branding e performance, o próximo passo é bastante importante: você deve dar início ao planejamento das suas ações. Leve em consideração as necessidades da sua marca e o cenário em que ela está inserida no seu mercado. Defina objetivos concretos e mensuráveis, e implemente as ações necessárias para fortalecer o seu nome e impactar o seu público-alvo com alta taxa de precisão.

Quer aprender mais sobre branding? Então, veja-o aplicado na prática baixando este case do trabalho feito pela Bolt para o BioStartup Lab!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

A importância de branding e performance nas estratégias de marketing

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: EstratégiaMarketing
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