marketing de influência

Você sabe o que é marketing de influência? Trata-se de uma forma bastante eficaz de divulgar produtos e serviços em campanhas inteligentes, que são capazes de aproveitar a credibilidade de certas pessoas a favor da sua empresa.

Os tempos mudaram, assim como as expectativas do público. Não é mais possível atuar da mesma maneira que se fazia anos atrás. A sua estratégia de marketing precisa estar adaptada ao cenário atual, que é cada vez mais impactado por expressões individuais do que por peças publicitárias tradicionais.

Tal tendência é capaz de oferecer muito mais visibilidade e alcance à sua comunicação. Será possível conquistar de volta uma fatia de público que se perdeu e não se convence mais por uma publicidade tradicional. É possível escolher os influenciadores certos e acertar na estratégia. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência consiste em utilizar a força de determinados indivíduos para que se tornem divulgadores da sua marca. Essas pessoas impactam uma possível nova audiência e transmitem a credibilidade que a empresa tem, além de destacarem as vantagens dos seus produtos e dirigirem-se a quem tem perfil para se tornar cliente.

O marketing de influência surge como uma alternativa em um cenário em que a publicidade tradicional vem perdendo força. As pessoas estão cada vez menos suscetíveis a anúncios comuns, e tornou-se mais difícil convencê-las apenas por palavras da própria marca. É necessário um esforço extra para que seja agregado algum valor.

Tal cenário contribui para que o público confie mais em avaliações de outros indivíduos, por exemplo, do que na publicidade tradicional. Portanto, o marketing de influência permite que seja possível tomar de volta o controle da comunicação da sua empresa e fazê-la trilhar os rumos planejados por você.

Como funciona essa estratégia?

Para atuar com o marketing de influência, primeiramente, você precisa definir de quais formas impactará seus influenciadores. É necessário avaliar o perfil de pessoas estratégicas e considerar de que maneira conseguiriam agregar valor aos objetivos da sua marca. Você deve escolher gente que tenha identificação com o seu público-alvo.

Acertar os termos dessa parceria deve ser o próximo passo. Existem influenciadores de diversos tamanhos e relevância, indo desde pessoas comuns com boa visibilidade até personalidades mais famosas. O grande apelo desse tipo de estratégia está em se associar a pessoas capazes de movimentar a opinião de segmentos específicos, então, não apresse essa decisão.

Avaliar o impacto das pessoas escolhidas para a sua estratégia de marketing de influência é bastante importante porque afeta diretamente o seu orçamento. Trazer alguém de muita expressão quase sempre é caro demais e pode não ajudá-lo completamente. Por isso, considere todas as possibilidades antes de decidir.

Como uma marca pode se beneficiar com o marketing de influência?

A sobrecarga de publicidade na Internet causou um efeito bastante ruim para as empresas nas pessoas: elas passaram a ignorar banners e anúncios com naturalidade, criando um desafio a ser superado pelas marcas. Além disso, a popularização das redes sociais fez com que o público preferisse saber a opinião dos outros sobre certo produto a ler mensagens publicitárias sobre ele.

Dessa forma, não importa o quanto a redação de um anúncio é estratégica, já que pode ser tão ou mais importante do que isso contar com alguém confiável atestando a qualidade daquela solução. O marketing de influência surge como uma alternativa benéfica porque pode vir a eliminar as objeções do seu cliente em potencial de modo orgânico e inovador.

Além disso, a força da Internet se encarrega de gerar cada vez mais destaque a esses perfis influenciadores. Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, oferecem uma plataforma de visibilidade a quem obtém bons índices de engajamento, podendo chegar a fatias de audiência completamente novas.

O marketing de influência oferece maneiras inéditas de impactar uma audiência que pode não estar mais se convencendo por métodos tradicionais de publicidade. Conte com a ajuda de influenciadores para atuarem como verdadeiros representantes da sua marca e aumentarem a sua credibilidade e apelo junto a clientes difíceis de serem convencidos.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Afinal, o que é marketing de influência? Descubra aqui!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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