Apresentação corporativa: a importância de conhecer o seu público

Precisa criar uma apresentação corporativa e não sabe como prosseguir? Não existem regras rígidas e nem certo e errado, mas um dos segredos para o sucesso está em considerar o perfil do seu público. As características dessas pessoas definirão as escolhas que você deve fazer para acertar.

O intuito de uma apresentação corporativa é transmitir uma determinada mensagem para um determinado grupo. Você provavelmente tem um objetivo com ela, que somente será atingido se houver uma boa compreensão do que está sendo passado.

Com isso em mente, fica claro o quanto é importante considerar o perfil de sua plateia ao preparar a sua apresentação corporativa. Isso envolve levar em conta diversas características e garantir que os seus slides sejam capazes de gerar o máximo de identificação possível.

Como adaptar sua apresentação corporativa ao seu público?

Um conteúdo inteiro pode mudar dependendo do público. Se você quer ter sucesso com a sua apresentação corporativa, precisa considerar o perfil de quem estará assistindo. Se não, você está arriscado a desagradar essas pessoas e não conseguirá atingir os seus objetivos.

Veja, a seguir, os principais critérios relativos à audiência que você deve levar em consideração ao criar a sua apresentação corporativa:

Objetivos

O que você pretende conquistar com essa apresentação corporativa? Seja o que for, esse objetivo precisa direcionar os seus esforços. Se você quer convencer a plateia a respeito do valor de determinada solução, por exemplo, tem que ser convincente ao demonstrar as vantagens dela. Cuidado para não se desviar dos seus objetivos e utilizar argumentos que não os favorecem.

Linguagem

Muito do conteúdo da sua apresentação corporativa tem a ver com a linguagem usada para transmiti-lo. Isso vale tanto para o texto que está em seus slides quanto para o seu discurso. Leve em conta as características do seu público para usar um tom de linguagem adequado para essas pessoas. Situações formais pedem mais cuidado, enquanto as mais informais permitem uma postura mais “solta”. Em apresentações mais técnicas, tenha certeza de que o público também é capaz de entender o jargão utilizado.

Conhecimento do assunto

As pessoas que assistirão à sua apresentação têm quanto conhecimento a respeito do assunto que será tratado? Trata-se de um critério muito importante que precisa ser lembrado e tem potencial para influenciar completamente no seu conteúdo. Saiba adaptar o seu material ao considerar o quanto essas pessoas conhecem sobre o tema. Por exemplo, não é preciso explicar o básico de um tema se o público já entende do assunto.

Informações demográficas

A idade, a nacionalidade e até a escolaridade do seu público têm uma influência grande na percepção dele a respeito da sua apresentação corporativa. Portanto, você tem que levar esses detalhes em conta ao planejar a sua abordagem. Como o intuito é transmitir uma informação, você precisa adaptar o seu discurso para que seja compreendido por pessoas de diferentes características.

Como se preparar para uma apresentação corporativa?

Tendo em vista esses vários critérios que precisam ser avaliados ao planejar a sua apresentação corporativa, o próximo passo é se preparar. Felizmente, existem diversos métodos para realizar uma boa pesquisa que gere bons resultados.

Por exemplo, se você vai fazer uma apresentação para pessoas de determinada região do país, certifique-se de aprender um pouco sobre a cultura do local. Pode ser necessário adaptar algum aspecto da sua abordagem para que ela seja mais bem aceita por esse público.

Agora é o momento de considerar todos os pontos acima e planejar uma apresentação corporativa que seja capaz de atingir o público certo. Lembre-se de que o mais importante de tudo é gerar identificação em quem está assistindo. Para qualquer tipo de comunicação, é essencial que o discurso seja adaptado à audiência. Somente assim, você poderá alcançar os seus objetivos e ter bons resultados.

Que tal se aprofundar mais nesse assunto? Veja aqui no blog tudo o que você precisa entender sobre o roteiro da apresentação corporativa. Vamos lá!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Apresentação corporativa: a importância de conhecer o seu público

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Apresentações Corporativas
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