Um bom conteúdo apresentado em um formato fraco perde valor. Um design maravilhoso que carrega um conteúdo mediano não se sustenta. E, ainda que o conteúdo e a forma de apresentá-lo sejam impecáveis, tudo ainda pode ser posto a perder por falta de conhecimento sobre a audiência e insegurança do porta-voz da mensagem.
Por isso, é no equilíbrio desses elementos que se encontra o sucesso das apresentações corporativas. Muito mais do que uma série de slides, a apresentação deve ser uma experiência completa para o público a que se destina, desde o ambiente em que ocorre até a forma como é estruturada, passando pelo conteúdo apresentado e pelo design.
Esse trabalho árduo traz a melhor das recompensas: público altamente engajado e mensagem entregue sem ruídos. Se é aí que você quer chegar, as dicas a seguir vão mostrar o caminho.
Objetivo é tudo
Antes de tudo, a preparação da apresentação deve partir de um objetivo claro, uma razão de existir. Caso contrário, ela corre o risco de se tornar um compilado de dados aleatórios organizados de uma maneira qualquer.
Após responder à pergunta “o que eu quero com essa apresentação?”, fica mais fácil definir quais informações deverão ser contempladas e em que ordem, o tom a ser adotado, os dados de apoio mais adequados e até os exemplos a serem incluídos.
Valor do conteúdo
Com o objetivo definido, é hora de construir o conteúdo em si. Enquanto planeja o que será dito, tenha em mente que a mensagem que consegue informar, entreter, emocionar e inspirar ao mesmo tempo dificilmente será esquecida.
De “mais do mesmo” o mundo dos negócios está cheio, portanto esse é o momento de conceber um conteúdo original, exclusivo: pense naquilo que há de mais interessante e que só você pode dizer — e que entregue valor para o público.
Adaptação à audiência
E por falar em público, você sabe quem ele é? Um mesmo conteúdo pode (e deve) ser apresentado de inúmeras formas, dependendo do público a que se destina.
Termos técnicos (ou não), linguagem, complexidade dos slides e até o tempo de duração da apresentação precisam ser adaptados de acordo com o perfil da audiência.
No entanto, se você não tiver informações claras sobre quem estará na plateia previamente, planeje alternativas para as opções mais prováveis e faça uma rápida pesquisa antes de começar a falar, adaptando-se de acordo com a realidade encontrada. Um apresentador prevenido vale por dois!
Na ponta da língua
Ter um apresentador que seja desenvolto e que se sinta em casa quando está lidando com a apresentação é fundamental, mas não é o suficiente. Se a intenção é tornar-se autoridade no assunto abordado e conquistar o respeito do público, ele precisa ter domínio profundo sobre o tema. Mesmo o apresentador mais experiente fica perdido e inseguro quando não domina a pauta, e o público percebe isso rapidinho.
Personalidade forte
Se a audiência é feita de pessoas e o apresentador é uma pessoa, não há motivos para agir de forma robótica durante apresentações corporativas, não é mesmo?
Sempre respeitando o público e o grau de formalidade que cada circunstância pede, é interessante deixar a personalidade transparecer. Isso tornará a apresentação única, memorável e prenderá a atenção de quem estiver assistindo. Ser você mesmo sempre é mais fácil e autêntico do que forçar um personagem.
Abertura ao diálogo
Se tratar o público única e exclusivamente como espectador, é lá que ele vai ficar, sentado em sua cadeira bem longe de você. Ninguém quer isso, certo? Para conquistar e envolver de verdade a audiência, é essencial torná-la parte da conversa.
Os benefícios de abrir a apresentação para perguntas e comentários vão além das interações constantes. Alguém da audiência pode levantar um importante ponto que você deixou passar no planejamento da sua pauta, trazendo a oportunidade para que enriqueça ainda mais o momento com o seu conhecimento.
Na frente do espelho
Praticar uma apresentação está longe de apenas decorar o que deve ser falado. Ensaios fazem com que o apresentador fique mais seguro sobre o que está sendo dito, além de trazerem insights sobre o que pode ser adicionado ou, ainda, retirado da apresentação.
Por meio desses testes também é possível certificar-se de que o conteúdo previsto cabe no tempo disponível. Se você tiver que deixar a apresentação pela metade por falta de tempo, dificilmente atingirá o objetivo proposto para ela.
1, 2, 3, testando
O público está engajado, a palestra está fluindo e… o vídeo não quer rodar! Ninguém está livre de falhas técnicas, mas uma boa organização prévia pode deixar grande parte delas do lado de fora.
Informe-se com antecedência sobre os recursos tecnológicos que estarão disponíveis no local e data da apresentação e, no grande dia, chegue mais cedo para deixar tudo configurado e funcionando sem falhas.
Visual caprichado
Se o mesmo conteúdo pode ser apresentado de uma forma harmoniosa, bonita e impactante ou de uma forma descuidada e visualmente pobre, por que optar pela segunda possibilidade? Cores que dificultam a leitura, imagens em baixa resolução e grandes blocos de texto nos slides são alguns exemplos clássicos do que acaba com a credibilidade de uma apresentação.
Lembre-se de que os slides devem conter apenas tópicos e elementos que vão auxiliar na condução da linha de pensamento do apresentador. Não é necessário, seja em eventos ou negócios, trazer o conteúdo total.
Portanto, para finalizar o planejamento da apresentação com chave de ouro, garanta que tudo o que foi pensado até aqui seja amarrado na forma de slides profissionais, organizados e visualmente atraentes.
Conforme vimos, a arte das apresentações corporativas de sucesso é cheia de detalhes, mas uma vez que dominada leva a interações valiosas entre audiência e empresa. Seja para apresentar a organização, lançar um novo produto ou divulgar mudanças e novidades, as apresentações estão aí como nossas aliadas.
Agora que você já sabe o que precisa ser considerado ao planejar uma apresentação profissional, confira também como aproveitar ao máximo o momento em que os holofotes estarão sobre você. Boa leitura e arrase na próxima apresentação!
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