As apresentações corporativas de sucesso e os resultados que você pode esperar

Elaborar apresentações corporativas de sucesso está longe de ser um bicho de sete cabeças. Ainda assim, essa tarefa pode apresentar algumas dificuldades, tamanha é a sua importância. Isso não acontece por acaso, afinal, suas finalidades giram em torno do convencimento do público, do fortalecimento da marca e assim por diante.

Ou seja, existem muitas responsabilidades e potencialidades ligadas a uma “simples” apresentação. Quais são elas? Que resultados podemos esperar dessa prática? Continue lendo o texto até o fim se você deseja encontrar as respostas para essas e outras questões!

O que é uma apresentação corporativa de sucesso?

Dominar essa arte é para poucos. No entanto, isso não está relacionado à ideia de dom, como se algumas pessoas fossem naturalmente melhores ou mais capazes que outras. Até mesmo porque o sucesso de uma apresentação não está relacionado somente ao palestrante que mostra os tópicos ou discursa sobre eles. O bom desempenho na apresentação também é reflexo da qualidade da preparação, dos recursos utilizados, do quanto e o como ela foi planejada.

Por exemplo, para ser memorável e cativar os ouvintes, você deve conhecer o palco, saber para quem está falando e desenvolver uma estratégia que se alinhe a todos esses aspectos. Sem um planejamento adequado, nem o mais hábil dos oradores consegue transmitir seus pensamentos com clareza e atingir os objetivos necessários.

Na etapa preparatória da apresentação, é interessante que você pense em uma boa estratégia de comunicação. Por isso:

  • tente ser convincente, direto e persuasivo;
  • entregue um conteúdo tangível, que tenha uma finalidade clara e aplicações para quem ouve;
  • utilize-se do storytelling para envolver e encantar o público;
  • apresente informações coesas e bem fundamentadas;
  • use um material de apresentação de qualidade: slides bem-feitos, com conteúdo bem estruturado e que sejam relacionados à identidade visual da marca.

Apresentações corporativas de sucesso: quais resultados esperar?

Toda essa preparação não é em vão! Graças ao uso de boas estratégias, você se aproximará de ótimos resultados. Veja, logo abaixo, alguns dos principais:

Aumentar a autoridade da empresa

Você conseguiu transmitir bem sua mensagem? Ótimo! Com conteúdos relevantes e uma experiência marcante, aumentam as chances de que os ouvintes se lembrem de você como uma referência naquele assunto.

Criar vínculos e gerar leads

Caso a hora da apresentação seja memorável, é bem provável que alguns vínculos tenham sido criados. Uma história, uma imagem e um exemplo utilizados por você podem despertar uma profunda empatia em alguns dos presentes. E o que isso significa? Que você cumpriu sua missão e gerou leads, pois eles enxergarão sua marca como uma boa opção.

Tornar a venda mais fácil

É possível apresentar e educar ao mesmo tempo em uma apresentação de qualidade. Tenha isso em mente quando preparar suas falas e slides e não se esqueça que você pode facilitar a vida do time de vendas com algumas palavras, gráficos ou demonstrativos.

Diferenciar da concorrência

Se os concorrentes não se empenham da mesma forma que você, é plausível que eles sejam esquecidos com maior facilidade. Sendo assim, capriche e faça apresentações corporativas de primeira, já que elas tendem a ser grande um diferencial de mercado na visão dos clientes.

Se você gostou deste texto, aproveite para ler nosso post sobre como conquistar o público com apresentações corporativas cada vez melhores!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

As apresentações corporativas de sucesso e os resultados que você pode esperar

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Apresentações Corporativas
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