Branding nas redes sociais: participar da conversa sobre a sua marca é fundamental

Exercitar o branding nas redes sociais é um dever para praticamente qualquer empresa. Quanto mais relevante uma marca se torna, maior é a probabilidade de que ela seja comentada em discussões nesse tipo de mídia, e é fundamental participar dessa conversa.

Branding é o nome dado à gestão de uma marca, ou seja, às ações e estratégias que vão fazer com que ela se torne reconhecida e admirada pelo seu público-alvo. E as redes sociais são um espaço ideal para o desenvolvimento da identidade de uma marca, pois ali ela poderá se expressar livremente para seu público.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do branding nas redes sociais e como ele deve ser feito. Confira!

Saiba como fazer branding nas redes sociais

O primeiro passo para o branding nas redes sociais é o planejamento estratégico. Supondo que a marca já está bem desenvolvida, com identidade, valores e público-alvo definidos, é preciso pesquisar e enxergar oportunidades para sua inserção.

A ideia do branding nas redes sociais é que a marca seja capaz de se expressar e participar ativamente de conversas sobre ela ou sobre temas que tenham alto impacto para o seu público.

É preciso, portanto, definir em quais redes sociais a presença da marca será mais forte e ativa. No Brasil (e em grande parte do mundo), o Facebook é a principal rede social em público e volume de informações. Portanto, é uma escolha natural de muitas empresas concentrar esforços de branding nessa mídia.

Mas isso não significa deixar de lado opções como Instagram ou o Twitter, que também são extremamente populares. E além disso, dependendo do setor e do público da marca, redes sociais como o LinkedIn ou o Pinterest também podem ser bem interessantes.

Depois de definir em quais redes sociais atuar, é hora de elaborar a forma como a marca será trabalhada nelas. Cada rede social tem um tipo de linguagem diferente, e é importante se adaptar às suas particularidades.

Uma ação feita no Facebook não funcionará da mesma forma no Twitter. É preciso se adequar a cada formato, mas mantendo a coesão com a estratégia geral de branding.

Utilize tendências, mas não seja escravo de modismos

O branding feito em redes sociais precisa ser dinâmico e veloz. As melhores oportunidades de posicionar uma marca envolvem tendências e acontecimentos que repercutem junto ao público-alvo dela.

Para aproveitar essas chances, é importante ter um olhar atento e a agilidade em acompanhar o fluxo de informações das redes sociais. Mas é preciso tomar cuidado para não cair na armadilha de modismos que não estão diretamente alinhados com os valores da marca. Muitas vezes, alguns memes ou temas estão em alta nas redes, mas podem ser inadequados ou apenas ineficientes quanto utilizados para o branding.

Quando bem executado, o branding nas redes sociais é eficiente não apenas para aprimorar a autoridade e reputação da marca, mas também para auxiliar a resolução de crises.

O importante mesmo é manter em mente que a marca sempre estará, cedo ou tarde, nas redes sociais – independentemente, muitas vezes da sua própria vontade. A escolha aqui é fazer parte da “conversa” ou não (e certamente é melhor que exista algum nível de acompanhamento do que se diz por aí sobre o negócio, produto ou serviço e que se aplique tudo isso da melhor maneira para sua imagem e suas práticas).

Agora que você já sabe a importância do branding nas redes sociais, aproveite para conferir mais um de nossos posts e descobrir como fazer uma gestão de redes sociais mais inteligente!

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Branding nas redes sociais: participar da conversa sobre a sua marca é fundamental

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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