Conversão e crescimento da receita

O trabalho com marketing digital deve trazer sucesso à sua empresa. Uma parte decisiva desse trabalho consiste em selecionar a melhor estratégia que consiga levar conversão e crescimento da receita a você. No entanto, nem sempre a relação entre esses dois resultados está clara o suficiente.

A tecnologia envolvida no meio digital possibilita acompanhar diversas fases do contato do público com a sua empresa. Para que seja possível decifrar os seus resultados, é necessário entender o que cada uma dessas etapas representa.

Ou seja, nem sempre conversão e crescimento da receita têm uma relação direta. Em vez disso, um indicador pode aumentar a probabilidade de o outro crescer, representando um resultado de qualidade para a sua empresa. Além disso, é preciso compreender o que é conversão para a sua campanha.

Quer melhorar o seu índice de conversão e crescimento da receita? Então implemente as 4 dicas a seguir:

Apresente ofertas atraentes

A conversão ocorre quando o seu público se convence do valor daquilo que você está oferecendo e decide conferir. Portanto, um dos segredos para aumentar esse índice está em fazer propostas que sejam muito interessantes. Para isso, é necessário conhecer muito bem o perfil desses potenciais clientes, algo que permitirá apostar em uma abordagem que vá direto àquilo que é importante para eles. Ao descobrir suas motivações e desejos, fica mais fácil oferecer a solução certa.

Arrume o seu site

Somente será possível aproximar conversão e crescimento da receita se o seu site atuar como um aliado nessa missão. Ou seja, ele precisa proporcionar uma experiência favorável ao seu usuário, não ser complicado de usar e ter as suas ofertas devidamente destacadas. Leve em consideração o fluxo que o visitante precisa percorrer até converter e elimine todas e quaisquer barreiras que possam existir nesse caminho. Você quer ajudar seu potencial cliente, e não atrapalhar a conversão, certo?

Faça testes A/B

Se você não tem certeza sobre determinadas decisões a tomar para otimizar conversão e crescimento de receita, pode contar com a ajuda dos testes A/B. São experimentos automatizados que conseguem apontar a eficácia das suas escolhas ao veicular um conteúdo com variações para que você consiga conferir qual consegue trazer melhores resultados. Por exemplo, você pode criar um teste A/B para determinar se o seu público converte mais com um CTA (call to action) no topo ou na lateral da sua página.

Interaja com o seu público

As pessoas não confiarão na sua empresa ao ponto de fazerem negócio com ela se não conseguirem estabelecer uma interação. Portanto, certifique-se de criar canais de comunicação adequados para que seus visitantes possam tirar dúvidas, fazer reclamações e deixar sugestões. Para isso, aproveite a força das redes sociais e mecanismos de chat que podem ser inseridos no seu próprio site. Não deixe essas pessoas falando sozinhas, já que ninguém gosta de ser ignorado.

Lembre-se: conversão e crescimento da receita não têm necessariamente relação direta. É necessário acertar em todos esses pontos para que as suas chances de faturar mais aumentem. Portanto, considere esse detalhe ao estabelecer as suas metas e objetivos para suas campanhas de marketing. Mantenha-as em plena evolução ao aprender cada vez mais a respeito do comportamento do seu público e, assim, entender melhor em que, por que e como ele converte e transforma-se em receita para você.

Quais as suas principais dificuldades ao otimizar suas campanhas para conversões? Deixe seu comentário e conte-nos abaixo!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Como conversão e crescimento da receita estão relacionados?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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