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Um plano de comunicação de marketing é como o mapa que será utilizado para conduzir as ações de divulgação, promoção e engajamento da empresa. Ele é fundamental para que os produtos e serviços oferecidos se conectem com as pessoas e organizações que precisem deles. Por isso é tão importante entender como elaborá-lo de forma que ele projete as ações e estratégias para atingir esses objetivos.

Neste artigo, selecionamos os principais passos para quem pretende elaborar um plano de comunicação eficiente. Confira!

Comece pelo planejamento estratégico

O plano de comunicação de uma empresa é diretamente derivado do planejamento estratégico. Portanto, antes de começar a rascunhar, é fundamental que estejam bem definidos alguns conceitos, como a missão, os valores e, principalmente, a proposta de valor do negócio.

Com as informações do planejamento estratégico, é possível entender por onde começar o plano de comunicação de marketing e quais são as prioridades e os valores que devem ser reforçados.

Conheça o mercado e os clientes do negócio

Depois de se inspirar no planejamento estratégico, é hora de começar a entender melhor sobre o mercado em que o negócio está inserido e conhecer mais sobre os seus potenciais clientes.

Uma definição clara de público é essencial para um plano de comunicação. É preciso saber com quem conversar e qual a linguagem desse público, além dos seus anseios e demandas, especialmente os que estão relacionados à proposta de valor do negócio.

A dica aqui é se valer de pesquisas de mercado, informações públicas e dados coletados em mídias próprias, como blogs e redes sociais. Quanto mais detalhes sobre o potencial consumidor da empresa houver, melhor.

Com base nessas informações, é possível elaborar personas, que são representações semi-fictícias de um cliente ideal que servem como uma boa referência para o desenvolvimento de ações e estratégias de marketing.

Estude a concorrência e os seus diferenciais

Além de conhecer a si mesmo e ao seu público, também é muito importante que o planejamento de comunicação de marketing envolva uma pesquisa pelos potenciais concorrentes da sua marca.

Assim, é possível entender onde os outros jogadores nesse mercado acertaram e quais foram seus erros, que não devem ser repetidos. Além disso, com uma análise profunda da concorrência, a empresa pode também identificar quais são seus diferenciais únicos que podem ser transformados em vantagens competitivas.

Determine metas e objetivos alcançáveis e mensuráveis

Um bom planejamento precisa ter objetivos e metas claras, que servem para guiar os esforços da sua execução. Em um plano de comunicação de marketing, esses objetivos podem envolver a conversão de leads em clientes, a atração de prospects e muitos outros.

É importante que, na hora de traçar metas, elas sejam mensuráveis por um indicador claro e objetivo. Ou seja, uma meta vaga, como “vender para todo o Brasil”, não quer dizer muita coisa, enquanto algo mais preciso, como “atingir, pelo menos, mil consumidores em cada um dos 26 estados e Distrito Federal”, já poderia ser algo mais factível.

É sempre importante atrelar cada meta a, pelo menos, um indicador-chave de performance relevante para o marketing.

Defina estratégias e ações para executar os objetivos traçados

Por fim, é hora de definir, no plano de comunicação, as estratégias centrais e principais ações que serão realizadas para que os objetivos traçados sejam alcançados. Nessa etapa, serão utilizadas tanto as informações levantadas sobre o mercado, cliente e concorrentes, como também os valores e a missão da empresa, assinalados no planejamento estratégico geral. Nessa etapa, também é importante a definição do orçamento dessa estratégia.

Para desenvolver ações de comunicação e marketing eficientes, a recomendação é contar com o suporte de agências e profissionais especializados que dominem o assunto.

Gostou de aprender mais sobre como elaborar um plano de comunicação de marketing para sua empresa? Aproveite, então, e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Como elaborar um plano de comunicação de marketing? Os passos principais

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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