Como fazer uma apresentação de dados eficiente? Descubra aqui!

Uma apresentação de dados se faz necessária em diversos contextos, como no momento de comprovar que a sua ideia de negócio vale a pena para investidores e no caso de mostrar a evolução dos seus indicadores para a diretoria da empresa. Seja como for, é necessário que ela tenha qualidade e consiga transmitir informações corretamente.

Não pense que basta entupir vários slides de números e esperar que o público compreenda o valor de cada um. Boa parte do esforço no envolvimento em uma apresentação de dados se refere a contextualizar esses indicadores e apresentá-los de maneira que a sua audiência os entenda.

Parece difícil? Não é bem assim! Com a devida preparação, fica muito mais fácil garantir qualidade ao criar a sua apresentação de dados. É necessário considerar alguns critérios antes de começar. Veja, a seguir, as melhores formas de como fazer uma apresentação de dados eficiente!

Utilize a linguagem adequada

Toda apresentação de dados tem um público-alvo em mente e a linguagem deve refletir o perfil dessas pessoas. Isso vale tanto para o texto quanto para a abordagem que você fará do conteúdo.

Se tem pouca familiaridade com números, você deve se preocupar em explicar muito bem cada aspecto dos resultados mostrados. Para pessoas mais experientes no assunto, vale a pena se aprofundar.

Use os tipos de gráficos ideais

Gráficos são recursos bastante úteis para apresentar números de maneira intuitiva. No entanto, isso somente ocorre quando você escolhe os tipos certos. Determinados indicadores são mais bem representados por certas formas e a sua apresentação de dados precisa acertar nesse quesito.

Por exemplo, o gráfico de pizza é uma excelente escolha para ilustrar proporções dentro de um todo, mas não serve para registrar a evolução de um número ao longo do tempo. Para isso, vale a pena escolher o método de barras ou linhas.

Contextualize sempre que possível

Uma apresentação de dados pode rapidamente entrar em um território incompreensível se você não tomar cuidado. Isso vai além da escolha da linguagem e tem tudo a ver com as decisões tomadas a respeito dos números e do que eles representam.

Para isso, certifique-se de explicar cada contexto adequadamente. Um indicador não terá significado algum sem a devida contextualização, seja um histórico, seja alguma tendência. A ideia é contar a “história” que está por detrás dos dados.

E cuidado com o excesso de informação. Apresente somente os dados que importam, retirando os que não sejam necessários naquele momento e enfatizando os pontos mais importantes.

Prepare uma boa apresentação oral

Não deixe que a sua apresentação de dados dependa apenas dos slides preparados no PowerPoint ou outra plataforma. Você também precisa garantir que o seu discurso contribua positivamente para a compreensão das informações apresentadas. É necessário treinar um roteiro para o que será dito.

Assim como deve ser feito para o restante do conteúdo, você precisa adaptar seu discurso para o perfil do público que assistirá à apresentação. Além disso, evite repetir o que já está nos slides. O seu papel deve ser o de complementar, sem cair na redundância.

Tudo pronto para começar a planejar a sua apresentação de dados? Leve em consideração as dicas acima para garantir o máximo de qualidade a ela e se certificar de que o seu público absorve as informações transmitidas. Você somente conseguirá atingir os seus objetivos se souber se comunicar adequadamente, portanto, dedique o tempo necessário à preparação.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

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Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Apresentações Corporativas
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