Como fazer uma gestão de redes sociais mais inteligente?

A gestão de redes sociais revolucionou a forma como o marketing é feito. Hoje em dia, é difícil encontrar uma marca que não esteja pelo menos pensando em uma estratégia desse tipo. Então, como se destacar em meio a tudo isso?

Já que a ideia não é mais tão nova, você precisa implementar uma gestão de redes sociais mais inteligente e efetiva do que a da concorrência. Isso significa usar os recursos disponíveis de maneira mais estratégica, levando em conta os seus objetivos e o perfil do seu público-alvo.

Parece difícil? Pode até ser se você não tiver as orientações corretas. A seguir, destacamos os principais pontos que podem ajudar a pensar uma gestão de redes sociais de mais qualidade:

Conhecendo as motivações do seu público

Pensar uma gestão de redes sociais para uma audiência específica não significa se limitar apenas a informações como gênero, idade ou escolaridade. Você precisa ir além e descobrir quais as principais motivações, medos, desejos e opiniões desse público.

Um papel muito importante da sua marca nas redes sociais é o de trazer soluções que sua audiência procura. Quando essas pessoas buscarem por informação, o seu conteúdo será a melhor indicação.

Faça uma pesquisa direta, com entrevistas ou resgatando dados que sua empresa já possui, e tente entender o que pensa o seu público-alvo. O que ele ouve e diz? Quais seus maiores medos e vontades? A partir daí, você conseguirá desenvolver uma estratégia de conteúdo acertada.

Fazendo integrações inteligentes

O potencial do marketing digital não se revela por meio de seus canais isolados, mas sim de ligações estratégicas feitas entre eles. Uma boa gestão de redes sociais não precisa começar e acabar no Facebook.

Você pode utilizar as possibilidades tecnológicas de outras plataformas para contar com resultados melhores nas redes sociais e fora delas. Estude o potencial de cada canal de marketing que você utiliza e comece a enxergar as conexões.

Por exemplo, é possível criar anúncios no Facebook para impactar exatamente quem faz parte da sua lista de e-mail marketing. Outra possibilidade é desenvolver posts focados em direcionar tráfego para uma página de produto em seu site.

Proporcionando um atendimento de qualidade

Mesmo com uma implementação de estratégia de conteúdo e integrações bem eficientes, nada adiantará se você não der a devida atenção ao seu público em sua gestão de redes sociais. As pessoas querem respostas às suas perguntas e você precisa ter velocidade e cuidado. Invista na construção de um bom relacionamento com o cliente.

O primeiro ponto é contar com um bom sistema de monitoramento. Você deve saber de todas as menções à sua marca e produtos para poder interagir com essas pessoas mesmo que elas não falem diretamente com você.

Além disso, é essencial que você desenvolva um discurso alinhado às expectativas de seus clientes. Fale como eles gostariam de ser tratados para que a relação entre vocês sempre seja excelente. O foco deve ser sempre o de trazer uma solução, em vez de criar impedimentos.

Mostrando o seu diferencial

Esses pontos servem para guiar você pelo caminho do desenvolvimento de uma estratégia de gestão de redes sociais que se destaque em meio aos concorrentes. Não se contente em fazer o mesmo que os outros estão fazendo. Assim como seu modelo de negócios precisa de um diferencial, a sua atuação no ambiente digital também requer isso.

Mantenha sempre a sua estratégia em plena evolução. O que é novo hoje rapidamente se tornará ultrapassado amanhã. Fique de olho nas últimas tendências do meio digital para se antecipar em relação aos seus concorrentes e sair na frente na gestão de redes sociais.

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Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Como fazer uma gestão de redes sociais mais inteligente?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Mídias Sociais
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