Data driven marketing: como ele melhora os resultados da sua empresa?

Você está sentindo que a concorrência aumenta cada vez mais? Com isso, o nível de exigência do consumidor também cresce, já que ele tem diversas opções disponíveis para escolher. Isso faz com que você precise tomar decisões altamente estratégicas para atender a todas as pessoas, mas nem sempre dá para ter certeza sobre essas escolhas. Por isso, você precisa da ajuda do data driven marketing.

Captar dados estratégicos e usá-los para obter diagnósticos precisos em sua empresa é algo essencial para sobreviver no mercado. Graças a todo o progresso tecnológico dos últimos anos, é possível obter informações sobre diversos aspectos do comportamento do seu público e das tendências do seu segmento.

De acordo com a IBM, 75% das empresas trabalharão com data driven marketing até 2020. Quem se antecipar em relação a essa tendência poderá sair na frente dos concorrentes ao contar com decisões cada vez mais inteligentes em seu segmento.

Mas, afinal, o que é data driven marketing?

O nome data driven marketing, em inglês, significa marketing movido a dados. É um método que consiste em dar prioridade à obtenção e ao diagnóstico por meio de dados estratégicos que a sua empresa pode receber a respeito do público e ao mercado dela.

O intuito do data driven marketing é fornecer informações estratégicas para que você tome as melhores decisões em relação às ações da sua empresa. Além disso, envolve compreender de forma detalhada o comportamento do seu cliente para criar soluções pensadas precisamente para as necessidades dele e se antecipar às investidas dos concorrentes.

Tudo isso é possível graças à sofisticada estrutura de captação de dados que atualmente está ao alcance das empresas. Dessa forma, hoje o desafio é administrar e interpretar adequadamente essas informações e tomar decisões estratégicas corretas se baseando nelas.

Quais as vantagens de trabalhar com data driven marketing?

Conhecimento de dados comportamentais

Entender o que o seu público que faz e pensa é essencial para desenvolver estratégicas capazes de gerar negócios para a sua empresa. Com o data driven marketing, você consegue obter informações sobre preferências, interesses, hábitos de compra e o que mais for relevante para o seu segmento.

Melhor segmentação de clientes

O data driven marketing não se restringe a apenas obter dados, já que inclui também seu uso para criar estratégias eficazes. Uma delas é a segmentação de clientes, que consiste em criar peças promocionais pensadas para cada grupo do público levando em conta suas particularidades.

Realização de testes A/B

Não tem certeza sobre a eficácia de determinadas escolhas em suas peças promocionais? Entre as possibilidades do data driven marketing está o uso de testes A/B, que permitem entender com precisão quais variações do seu conteúdo conseguem melhores resultados — ou seja, não é mais preciso trabalhar com suposições.

Entrega de material mais relevante

Perder a preferência e a atenção do seu público é bastante prejudicial. Você pode contar com o data driven marketing para obter informações estratégicas sobre os interesses de sua audiência e criar um conteúdo altamente relevante para ela. É possível desenvolver entregas que solucionem seus problemas e consolidem sua marca como uma referência no assunto.

Que tal levar o data driven marketing para a sua empresa?

Você sempre precisa priorizar iniciativas que contribuam para o sucesso do seu negócio em seu segmento. Isso não é tão simples de fazer, mas se torna mais fácil quando se tem acesso a dados estratégicos capazes de revelar os caminhos a serem seguidos.

Ao atuar com data driven marketing, será possível diminuir a incidência de erros e implementar um planejamento estratégico que trará crescimento à sua empresa.

Agora que você já entendeu os benefícios de trabalhar com data driven marketing, precisa conhecer os principais indicadores que podem ajudar a sua empresa. Veja aqui no blog quais métricas devem ser consideradas na sua estratégia de marketing.

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Data driven marketing: como ele melhora os resultados da sua empresa?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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