Um flashback para comemorar os 16 anos da Bolt e nos despedir de quem nos trouxe aqui

No início era o flash. Pelo menos foi assim no nascimento da Bolt, que cresceu e conquistou o seu lugar ao sol com a combinação de Flash, soluções de comunicação e design.
O plugin vem definhando lentamente e perdendo seu status de rei nas plataformas de anúncios desde o primeiro golpe vindo da Apple e sua decisão de não oferecer suporte para que o flash rode no iPad e no iPhone. Com o surgimento do HTML5 e outras tecnologias mais leves e amigáveis ao ambiente mobile, o Flash recebe o seu golpe de misericórdia e já tem data certa para ser bloqueado pelo Chrome e não ser aceito pelo Google: setembro de 2015.

A morte muito debatida – mas inevitável – marca o fim de uma era. O Flash é uma plataforma multimídia de experiência e, em épocas de html limitadíssimo, era a alternativa de quem queria produzir conteúdo interativo e mais próximo das outras mídias.

Aproveitando o aniversário da Bolt, resolvemos nos despedir do Flash em grande estilo e relembrar projetos que fizeram história e nos renderam muito orgulho.

Captura de Tela 2015-08-12 às 13.44.30

Outono Inverno 2001 – Vísta-se
Figurando como o projeto mais premiado da Bolt, esse site reviveu 80 anos de moda para a campanha outono-inverno 2001 do Shopping Diamond Mall. Além de muito avançado para sua época e com design caprichado, o projeto contou até com bibliografia de base, como o livro Moda do Século de François Badout.

Captura de Tela 2015-08-12 às 13.48.45

Outono Inverno 2004
Finalista em Londres em 2004, esse site apresentou as tendências da temporada outono-inverno também do Diamond. Sua riqueza em detalhes e layout bem humorado ainda continuam atuais.

Captura de Tela 2015-08-12 às 13.50.20

Cochicho da Mata
O site que apresentou a instalação Cochicho da Mata do BH Shopping interagia com o horário do dia em que era acessado, mudando as cores e as telas. Com diversas ferramentas de interação, era uma experiência que resgatava, também nos efeitos sonoros e no layout, o clima do evento.

Há inúmeros projetos realizados pela Bolt que mereciam estar nesse revival mas que para rodar precisam de recursos que não estão mais disponíveis. Mas o importante é que o Flash continua na memória como a ferramenta que nos ajudou a chegar onde chegamos.

A Bolt faz 16 anos, se despede do flash – velho amigo – e abre as portas para o futuro que, aliás, já está acontecendo.

Encontramos alguns projetos antigos feitos em Flash – muitos links não vão funcionar, mas vai poder fazer um revival.

Revista Estilo – Especial de Natal 2004

Prêmio Abrasce 2004 – Case Namorados 2003 – DiamondMall

Outono Inverno 2005 – DiamondMall

Verão 2001 – DiamondMall

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Descanse em paz, Flash, velho amigo

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Tecnologia e Mídia
0
1860 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *