Diagnóstico de marketing digital: qual a importância para seu negócio?

Você provavelmente já sabe da importância de um diagnóstico de comunicação para a sua empresa. É uma ótima forma de detectar problemas e encontrar oportunidades de melhoria. No entanto, há um recorte possível dele que também é essencial: o diagnóstico de marketing digital referente à sua marca.

O ambiente digital tem uma série de peculiaridades, contextos, ferramentas, conceitos e mecanismos que precisam ser levados em conta ao elaborar e manter uma estratégia. Sem que existam análises periódicas da qualidade da sua abordagem ao usá-las, ficará bem difícil obter bons resultados. Um diagnóstico de comunicação ganha em riqueza e relevância quando se desdobra para considerar esses elementos.

Reservar um pouco do seu tempo e direcione esforços para realizar um diagnóstico de marketing digital. Vale a pena! Continue a leitura e entenda um pouco mais do que estamos falando.

O que é um diagnóstico de marketing digital?

Quando alguém vai ao médico, na maioria das vezes quer saber o que há de errado. São apresentadas algumas informações (sintomas) e o profissional usa o seu conhecimento da área aliado aos exames adequados para dar um direcionamento ao paciente (diagnóstico).

O procedimento é bastante parecido quando se fala de um diagnóstico de marketing digital. Trata-se de algo bem valioso porque ajuda a apontar problemas e oportunidades em sua atuação no contexto digital que requerem a sua atenção para garantir melhores resultados.

Se você já realiza um diagnóstico periódico das suas ações de comunicação, ótimo! Agora, é importante também observar esse recorte específico. Afinal, ele envolve tantas possibilidades que exige um nível especial de atenção.

Qual é a importância de um diagnóstico de marketing digital?

Para se manter em plena competição em seu mercado e ter seus resultados em crescimento, você precisa garantir o máximo de qualidade em cada aspecto da sua estratégia. Esse é o principal papel de um diagnóstico de marketing digital.

Veja a seguir os principais benefícios!

Entendimento de mercado

Uma estratégia de marketing digital precisa estar adaptada ao mercado em que a marca está inserida. Um dos intuitos de realizar um diagnóstico é examinar o que está sendo feito nessa área, levando em conta as particularidades do segmento.

Análise dos canais e recursos utilizados

O marketing digital aplica uma série de canais diferentes para impactar os segmentos certos da audiência. Ao realizar o seu diagnóstico, é importante voltar a sua atenção para a performance desses meios. Quais deles estão realmente conseguindo levar o seu conteúdo para a audiência certa e convertendo em resultados? Como eles estão sendo utilizados? Todas as suas potencialidades técnicas e conceituais estão sendo realmente exploradas? Existem “pontas soltas”?

Lembre-se sempre – uma das principais vantagens de trabalhar no cenário digital é a enorme capacidade de gerar informações e métricas que ele tem. É muito importante avaliar sempre se esses recursos estão sendo plenamente aproveitados, tanto do ponto de vista operacional quanto como base para análises estratégicas úteis para a marca.

Compreensão do público de interesse

Cada marca tenta impactar uma fatia específica da audiência e essa é uma informação altamente valiosa que deve constar no seu diagnóstico de marketing digital. Afinal, no digital é possível segmentar seu conteúdo de maneiras bem específicas. É importante levar em conta de que forma isso está sendo feito e se está alinhado à estratégia.

Interações conquistadas

Um diagnóstico de marketing digital também precisa estar voltado às interações que a marca recebe nesse ambiente. Elogios, críticas, sugestões e pedidos de ajuda fazem parte dessa realidade e precisam ser analisados para medir a saúde da imagem dessa marca. A sua análise precisa levar em consideração de que forma a empresa é vista pelos clientes e o público em geral, o que é bom, o que pode melhorar.

Conhecimento dos concorrentes

O que os outros players do seu mercado estão fazendo? Você precisa estar por dentro para não se surpreender com as ações deles e para detectar oportunidades para o seu próprio negócio. Um diagnóstico de marketing digital leva em consideração como os concorrentes estão usando as ferramentas disponíveis – o que também pode ser uma base para aprimorar a sua própria atuação.

Identificação de novas oportunidades de negócios

Uma boa análise das suas ações pode ser decisiva para você encontrar possíveis novas vias de negócios para a sua empresa. Isso também vale para o marketing digital, que tem novidades surgindo todos os dias, que podem revolucionar seus resultados.

Com todos os benefícios que um bom diagnóstico de marketing digital é capaz de trazer para a estratégia da sua empresa, fica claro o quanto isso precisa entrar urgentemente na sua “lista de afazeres”. Que tal se aprofundar mais em relação a esse assunto? Veja aqui no blog por que todo planejamento de comunicação precisa de um diagnóstico.

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Diagnóstico de marketing digital: qual a importância para seu negócio?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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