Do planejamento a execução qual a importância de definir um orçamento de marketing

Um orçamento de marketing bem definido é fundamental para garantir a dinâmica e a viabilidade das ações de marketing, e também para possibilitar o melhor aproveitamento no caso da contratação de uma agência de comunicação.

Além disso, a organização financeira da sua empresa é extremamente importante para garantir a sustentabilidade do negócio, e o orçamento de marketing é um quesito imprescindível para conseguir essa vitalidade.

Por que definir um orçamento de marketing?

Sem um orçamento sólido, o seu investimento pode se transformar em prejuízo. Ou seja, problemas e dores de cabeça começam a dar sinais de vida. Isso acontece, principalmente, porque a falta de organização nas finanças compromete o desempenho de qualquer estratégia — sem contar que o dinheiro escorre pelo ralo. Ao mesmo tempo, o alcance de metas e objetivos se torna inviável.

A estimativa de investimentos possibilita uma visão clara de aonde a empresa quer chegar. É assim que se estabelecem as expectativas presentes e futuras do negócio. Além disso, o orçamento é parte do planejamento, pois envolve informações necessárias para a execução de todas as ações.

Sendo assim, quando você começar a investir em anúncios on-line e ver a sua audiência nas redes sociais aumentar de forma extraordinária, não vai querer parar. Por isso, melhor saber como e quanto gastar para obter o retorno garantido.

O que levar em consideração ao definir um orçamento de marketing?

Reúna a sua equipe e dedique o tempo necessário na elaboração do orçamento com a definição realista de metas e objetivos. Sobretudo, isso tudo deve ser baseado na observação dos resultados anteriores — nunca em achismos.

Também é importante conectar esses números ao planejamento estratégico e estabelecer um prazo razoável, como um mínimo de um ano para que um novo programa seja feito. Se for preciso ajustar algum valor durante esse período, seja cauteloso.

Um detalhe que merece atenção na hora de definir como o dinheiro vai ser aplicado é a escolha da agência de marketing que será contratada. É claro que isso não representa a dispensa de novos investimentos. Outros são igualmente necessários para todas as ações pretendidas. Por isso, a importância de empresa e agência estarem alinhadas.

Por que estar alinhado com a agência é fundamental?

Antes de definir as ações, os especialistas precisam conhecer os seus objetivos, trabalhar o seu briefing e estudar o perfil do público-alvo para terem condições de desenvolver campanhas que sejam efetivas. A sintonia entre a empresa e a agência é essencial.

Quando a empresa está em sintonia com a agência, esse fluxo acontece em pleno vapor e as conversões se transformam em realidade. Se você compreender as vantagens desse processo vai entender a necessidade de investir, mas com garantia de retorno.

Como você viu neste post, o orçamento de marketing é parte indispensável do planejamento. Feito a partir de uma perspectiva realista e considerando todas as necessidades envolvidas, ele torna possível que as ideias se tornem ações de verdade. Pense nisso!

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Do planejamento à execução: qual a importância de definir um orçamento de marketing?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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