Entenda como criar uma marca forte para sua empresa em 5 passos

Está precisando de um impulso na visibilidade e no sucesso do seu negócio? Com a concorrência aumentando cada vez mais em todos os segmentos, você precisa tomar as decisões certas para garantir maior relevância junto ao seu público-alvo. E a resposta para isso pode ser uma marca mais forte.

Fortalecer a marca é algo essencial nos dias de hoje, já que uma das tendências mais fortes do mercado é uma relação mais próxima das pessoas com as marcas. Não basta apenas anunciar produtos e vendê-los. É necessário ter uma atuação mais robusta que inspire o público a acompanhar a sua comunicação e identificar-se com a postura dela.

Dessa forma, pensar em como criar uma marca forte é algo com impacto direto na performance de vendas dos seus produtos e serviços. É com a abordagem certa que sua empresa será capaz de impactar quem tem perfil para se tornar seu cliente, conduzindo a um posicionamento que consiga atrair mais público.

Veja, a seguir, como criar uma marca forte para sua empresa em 5 passos:

1. Invista na sua identidade visual

Se a sua comunicação se parece demais com a dos outros, dificilmente terá um impacto significativo no público que você deseja transformar em cliente. Pensar em uma identidade visual coerente com seu posicionamento e que seja respeitada em toda a sua comunicação é muito importante. Realize estudos referentes ao seu mercado e ao perfil do seu cliente em potencial para desenvolver uma marca que se encaixe nos seus objetivos.

2. Diferencie-se dos concorrentes

Equiparar-se ao nível de qualidade dos outros players do seu mercado é essencial, mas você precisa ir além disso. O caminho para ter uma marca forte é encontrar maneiras de se diferenciar dos seus concorrentes, fazendo com que o seu público-alvo prefira fazer negócio com você mesmo tendo várias outras opções. Implemente ações estratégicas ao analisar as preferências dessas pessoas, considerando o que é importante para elas.

3. Atue nas redes sociais

Algumas plataformas, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Portanto, se você quer saber como criar uma marca forte, precisa lembrar da força desses canais e marcar sua presença neles. Isso significa escolher as redes sociais que geram mais identificação com seu público e produzir um conteúdo relevante que atraia o engajamento.

4. Produza um conteúdo de qualidade

Cada vez mais, as pessoas se sentem sobrecarregadas com a quantidade de informação publicitária que veem no dia a dia. Portanto, um jeito de criar uma marca forte está em oferecer algo de valor a esse público, como um conteúdo relevante. Considere as necessidades dos seus potenciais clientes e produza um material que os ajude, usando uma linguagem compatível. Use os seus canais de marketing para distribuir essas criações, como redes socais e um blog.

5. Documente todas essas decisões

Ao pensar em como criar uma marca forte, você deve se certificar de que todas as iniciativas planejadas e implementadas não sejam esquecidas e descartadas no futuro. Afinal, isso transmitiria uma impressão bastante negativa para a sua audiência, fazendo cair a sua credibilidade. Portanto, documente as escolhas feitas nessa etapa, como a sua identidade visual, a linha de conteúdo abordada, as diretrizes de comunicação, entre outros. Deixe essas informações acessíveis a todos que tiverem contato com o marketing da sua empresa.

Agora é com você: siga esses passos para fortalecer sua marca e impactar mais o público com um novo posicionamento. Lembre-se de que todo esse esforço não pode acabar aí. Mantenha o marketing da sua empresa em plena evolução, buscando sempre novas tendências e informações que possam trazer resultados melhores às suas iniciativas.

Que tal uma ótima forma de ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Entenda como criar uma marca forte para sua empresa em 5 passos!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
0
221 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *