Estratégia de comunicação em sua apresentação corporativa

 

Uma apresentação corporativa deve estar alinhada à estratégia de comunicação da marca. Isso significa coerência e consistência. Mais do que ser bem trabalhada, ela tem que se conectar aos objetivos e movimentos de comunicação da empresa — caso contrário, a estratégia fica desarticulada, o que a deixa fraca e vazia.

É importante levar a sério a identidade da empresa na hora de montar uma apresentação corporativa e a estratégia de comunicação tem um peso crucial para representar uma empresa.

Nesse sentido, pode ser muito interessante contar com uma boa consultoria de comunicação para ter as orientações necessárias. Profissionais qualificados podem desenvolver a mensagem certa para cada perfil de público. Além disso, esse suporte ajuda a identificar problemas e encontrar as soluções mais adequadas que beneficiam a transmissão daquilo que você pretende repassar.

Não adianta se expor da maneira incorreta ou perder uma oportunidade incrível de falar diretamente com seu público-alvo. Por isso, se você tem alguma apresentação corporativa importante em vista, não perca tempo e comece a pensar em como a comunicação tem um peso decisivo na forma como sua mensagem a tinge o público.

Como a comunicação transforma sua apresentação corporativa

Como dito antes, as estratégias de comunicação devem ser respeitadas na hora de montar uma apresentação corporativa. Seja para o público externo, seja para uma plateia interna, os benefícios dessa junção são muitos. Confira agora!

Mantém o foco nos resultados

As práticas necessárias para a amarração das ideias são desenvolvidas a partir dos objetivos da sua apresentação e de acordo com o perfil do público-alvo.

Também são escolhidos o tipo de linguagem mais apropriado, a estrutura narrativa etc. Tudo isso é feito de forma pensada, planejada e estruturada para atingir os resultados esperados. Isso só torna-se possível quando uma apresentação é estrategicamente alinhada à comunicação.

Reforça a persuasão

Uma apresentação corporativa objetiva e cuidadosamente elaborada permite que você exponha melhor os seus argumentos e reforce o seu poder de persuasão. Afinal, a qualidade do que está sendo mostrado coloca em evidência o seu profissionalismo e a sua credibilidade.

Isso cumpre bem o papel que uma apresentação corporativa precisa exercer: expor, dialogar e convencer. Utilizando as ferramentas de comunicação certas e explorando os recursos com expertise, sua empresa terá o poder de convencimento nas mãos.

Facilita as vendas

É importante cativar as pessoas para convencê-las de algo, não importando se você pretende vender uma ideia, um produto ou um serviço. Em todos esses casos, é preciso ter uma estratégia capaz de encantar a plateia nas diversas fases do processo de venda.

E preocupar-se com isso deve ser um dos focos durante a elaboração de uma apresentação corporativa. Até porque o mercado é altamente competitivo e o preço não é o único fator que pesa na escolha da sua marca. É preciso ter algo mais e mostrá-lo com propriedade.

Prepara colaboradores

A maioria dos gestores sabe que a ignorância tem um preço altíssimo. Por isso, toda empresa precisa oferecer treinamento constante para os colaboradores e o aprendizado deve fazer parte da cultura organizacional. Com uma apresentação audiovisual bem construída, a sua equipe tem mais chances de absorver e fixar o conteúdo repassado e o aprendizado se torna mais leve e consistente

Impressiona com histórias

 Storytelling é um conjunto de técnicas que consistem em contar histórias envolventes para prender a atenção do público. Os profissionais de marketing sabem que a nossa visão de mundo é recheada de narrativas e usam isso muito bem durante uma apresentação corporativa.

Isso porque as histórias aproximam as pessoas e fazem com que elas se sintam parte de um grupo. Utilize isso a seu favor para fazer uma apresentação, uma vez que o storytelling tende a promover um verdadeiro engajamento.

Fortalece a marca

Uma estratégia de comunicação bem desenvolvida e aplicada em apresentações corporativas é capaz de fortalecer a sua marca. Por meio de um conteúdo que vai de acordo com o segmento específico da sua empresa, fica mais fácil conquistar seu público.

Conquista os clientes

Planejar a apresentação corporativa da sua empresa para eventos ou encontros de negócios faz parte de uma estratégia para conquistar novos clientes. A forma como você desenvolve a sua comunicação nessas ocasiões é determinante para atrair mais consumidores para seus produtos ou adeptos das suas ideias ou serviços.

Cria uma boa identidade visual

Para conquistar a atenção da audiência, sua empresa deve fazer uso das mais diversas ferramentas de comunicação. Algumas delas são essenciais para tornar a apresentação corporativa apoiada em uma boa identidade visual.

Não adianta ignorar a padronização e prejudicar sua imagem frente ao seu público.

Direciona a publicidade

A publicidade precisa estar alinhada com a estratégia de comunicação da sua empresa, pois sabemos o quanto a divulgação da sua marca é importante.

Para isso, durante uma apresentação corporativa, é fundamental que os conceitos se complementem e contribuam com um conteúdo relevante para a plateia da sua companhia.

Moderniza a empresa

Dificilmente as estratégias de comunicação passam longe da tecnologia. Não dá para conseguir os melhores resultados em uma apresentação corporativa sem o uso fundamental de softwares como PowerPoint e outras plataformas, Internet ou equipamentos modernos. O resultado é bom para todos os envolvidos: empresa e target.

Gera muitos impactos positivos

O uso consciente e criativo das estratégias de comunicação a favor de uma apresentação corporativa tem outros impactos positivos.

É só observar a reação do grupo durante as suas apresentações para perceber esse efeito. Com essas dicas, a sua performance vai ser tão boa que ninguém se lembrará de olhar a hora ou checar o celular.

E mais: sua empresa conquistará um público cativo que pode se transformar em clientes, defensores da marca ou profissionais engajados nos seus projetos.

A comunicação pode fazer com que a sua missão seja transmitida sem ruídos e de forma cativante e interessante! Então, se precisar de suporte para isso, a contratação de uma consultoria pode ajudar muito na amarração dessa iniciativa. Pense nisso! Entre em contato conosco e descubra soluções perfeitas para a sua apresentação corporativa.

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Estratégia de comunicação em sua apresentação corporativa

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Apresentações Corporativas
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