Estratégia de comunicação em sua apresentação corporativa

Precisa realizar uma apresentação corporativa e não sabe por onde começar? Trata-se de um recurso muito importante para o desenvolvimento de uma empresa, já que possibilita atrair novos clientes e parceiros e até para engajar seus próprios profissionais. No entanto, ela somente traz benefícios quando bem produzida.

Para isso, uma apresentação corporativa deve ter uma estratégia, o que significa ter coerência e consistência. Mais do que bem trabalhada, ela tem que se conectar aos objetivos e movimentos de comunicação da empresa — caso contrário, a estratégia se fragiliza pela desarticulação e se esvazia. Nesse sentido, pode ser muito interessante contar com uma boa consultoria de marketing para ter as orientações necessárias.

Profissionais qualificados podem desenvolver a mensagem certa para cada perfil de público. Além disso, esse suporte ajuda a identificar problemas e encontrar as soluções mais adequadas que beneficiam a transmissão daquilo que você pretende repassar.

Os benefícios de ter uma apresentação estrategicamente alinhada e de qualidade são muitos. Confira a seguir!

Conteúdo focado em resultados

A partir dos reais motivos da sua apresentação e de acordo com o perfil do público-alvo, são desenvolvidas as práticas necessárias para a amarração das ideias. Objetividade é essencial para causar um impacto significativo no seu público em qualquer tipo de iniciativa, inclusive em uma apresentação corporativa.

Certifique-se de que cada ponto do seu discurso esteja fundamentado em informações concretas e alinhadas à estratégia da marca. É muito mais valioso respaldar o seu argumento em números e fatos do que em opiniões e impressões. Mesmo ao falar de tendências, você precisa se basear em algo palpável.

Uso da linguagem apropriada

Como em qualquer outra peça de comunicação da sua empresa, você precisa utilizar o tipo de linguagem mais apropriado para a situação ao desenvolver a sua apresentação corporativa. É necessário levar em conta não só a identidade da sua marca como também o perfil do público que assistirá à fala.

Isso não se limita apenas ao estilo de falar e escrever, uma vez que também é importante pensar na estrutura narrativa que mais faça sentido para o contexto — e tudo isso é feito de forma pensada, planejada e estruturada para atingir os resultados esperados.

Reforço no seu poder de persuasão

Uma apresentação corporativa objetiva e cuidadosamente elaborada permite que você exponha melhor os seus argumentos e reforce o seu poder de persuasão. Afinal, o seu profissionalismo e credibilidade são evidenciados pela qualidade do que está sendo mostrado.

Como é você quem controla boa parte da condução da apresentação corporativa, é essencial que possa aproveitar todos os recursos que tem à disposição para atingir os seus objetivos estratégicos. Ou seja, seu conteúdo precisa ser altamente persuasivo para lhe ajudar a chegar a suas metas.

Uso dos recursos corretos

Uma apresentação corporativa deve trazer os elementos certos para engajar a audiência e auxiliá-lo a alcançar seus objetivos. Simplesmente exibir slides cheios de texto pode não ser o caminho ideal para chegar ao sucesso, concorda?

Felizmente, apresentações modernas podem contar com uma série de novos recursos que ajudam muito nesse aspecto. É possível implementar som, vídeo, páginas da web e várias outras funcionalidades interativas. Basta conhecer bem suas necessidades e solucioná-las com os recursos certos.

Mais facilidade para vender

A apresentação corporativa serve como um poderoso instrumento de vendas. Não importa se você pretende vender uma ideia, um produto ou um serviço. Em todos esses casos, é preciso ter uma estratégia capaz de encantar a plateia nas diversas fases do processo de venda.

É importante cativar as pessoas para convencê-las de algo — e faz parte do seu papel utilizar o conteúdo a favor dos seus objetivos para gerar identificação no público.

Colaboradores mais preparados

O aprendizado deve fazer parte da cultura organizacional e toda empresa precisa oferecer treinamentos constantes para os colaboradores. Com uma apresentação audiovisual bem construída, a sua equipe tem mais chances de absorver e fixar o conteúdo repassado.

Vale a pena empregar os recursos apropriados para tornar melhor a transmissão de conhecimento. Por exemplo: que tal usar vídeos ou infográficos para explicar determinados aspectos mais complexos da atividade? Apresentações corporativas modernas suportam esses recursos, então vale a pena utilizá-los.

Possibilidade de arquivar

Uma apresentação corporativa não termina depois que você acaba de falar e os convidados vão embora. Uma das vantagens de trabalhar de forma estratégica com esse recurso é poder arquivar seu conteúdo de maneira acessível, fazendo com que as pessoas possam visualizá-lo depois para reabsorver parte do que foi passado.

Isso é valioso para quem, por exemplo, não pôde comparecer à sua apresentação e precisa conferir o material discutido. Ao tornar esse conteúdo acessível, você contribui para que o conhecimento contido nele permaneça causando impacto positivo ao longo do tempo.

Os frutos do uso do storytelling

As histórias aproximam as pessoas e fazem com que elas se sintam parte de um grupo. Utilize isso a seu favor para fazer uma apresentação que engaja de verdade. É por isso que você precisa empregar o storytelling em seu conteúdo para contar com resultados superiores.

O storytelling é uma técnica que consiste em contar histórias envolventes para prender a atenção do público. Os profissionais de marketing sabem que a nossa visão de mundo é recheada de acontecimentos, então vale a pena aproveitar a força deles.

Outros impactos positivos

Mais poder de persuasão, maior poder de convencimento e técnicas criativas de storytelling podem resultar em impactos positivos. Observe a reação da audiência durante as suas apresentações para perceber esse efeito.

Além disso, você precisa sempre ser capaz de aprender com o tempo. A cada apresentação corporativa realizada, procure detectar quais iniciativas deram certo e as que não surtiram o efeito esperado. Para a próxima, faça os ajustes necessários. Assim, você estará em um caminho de constante aprimoramento.

Uma apresentação corporativa pode fazer com que você se comunique muito melhor. E se precisar de suporte para isso, a contratação de uma consultoria de marketing pode ajudar muito na amarração dessa iniciativa com a sua estratégia de comunicação. Pense nisso! Com essas dicas, a sua performance vai ser tão boa que ninguém se lembrará de olhar a hora ou checar o celular.

Agora, se você ainda tem dúvidas , entre em contato e tenha á disposição uma equipe profissional para unir estratégia e design em uma apresentação corporativa de grande impacto!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Estratégia de comunicação em sua apresentação corporativa

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Apresentações Corporativas
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