Estratégia de comunicação a longo prazo: saiba onde sua empresa quer chegar

Toda estratégia de comunicação de uma empresa precisa de um propósito e de objetivos bem definidos para dar certo. Contudo, muitos empresários e gestores acabam se dedicando mais a campanhas pontuais — que têm a sua importância, mas não deveriam ficar “soltas” no decorrer do tempo — e se afastam da estratégia corporativa como um todo.

Para ajudá-lo a manter as suas ações alinhadas aos objetivos do negócio, veremos neste post o que representa uma estratégia de comunicação com visão a longo prazo e quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.

Acompanhe!

Em que consiste uma estratégia de comunicação a longo prazo?

Quando desenvolvemos um planejamento estratégico de comunicação — com campanhas de marketing, campanhas de publicidade, ferramentas de relacionamento com o cliente e outros recursos —, precisamos definir os passos necessários para gerarmos valor para o negócio. E para garantir que esses passos se mantenham na direção correta é que trabalhamos com uma estratégia de comunicação a longo prazo.

Com ela, você pode com mais segurança utilizar microestratégias de implementação rápida — que são importantes para cumprir objetivos de curto prazo – sem perder de foco; essa é a ideia por detrás do marketing ágil. Haverá sempre uma macroestratégia para guiá-lo a atingir os objetivos globais da organização e muita flexibilidade para percorrer o caminho até lá.

Quais são as vantagens de uma estratégia de comunicação a longo prazo?

Confira abaixo os 3 principais benefícios de manter uma estratégia de comunicação com visão de longa duração.

1. Fortalecimento da marca

Com uma estratégia de longo prazo, suas ações serão mais consistentes entre si e seguirão diretrizes relacionadas aos valores da empresa. Isso ajuda a formar um reconhecimento por parte do público, que será vital para a percepção do valor da marca e o seu consequente fortalecimento.

2. Definição de objetivos e acompanhamento de metas

Como explicamos na seção anterior, uma macroestratégia determina objetivos globais que servem como um guia para as microestratégias. Essa definição de objetivos, com o estabelecimento de metas, mantém a equipe alinhada em relação aos planos da empresa, além de permitir acompanhar o quão próxima (ou não) uma campanha está do sucesso.

Aliado a isso, podemos utilizar métricas para mensurar melhor os resultados e tomarmos decisões mais acertadas. Isso porque essas escolhas acontecerão de acordo com os dados e não segundo argumentos sem embasamento ou meras suposições.

3. Flexibilidade para alterar ou adequar ações na estratégia

Quando implementamos, analisamos e tiramos conclusões sobre o desempenho de uma ação, pode acontecer de concluirmos que ela não está funcionando. Com uma estratégia de comunicação a longo prazo, temos um norte e a flexibilidade de alterar essas ações ou fazer ajustes para que ela traga resultados mais positivos.

E aí, gostou do nosso artigo? Já se sente preparado para colocar uma estratégia de comunicação de longo prazo em prática na sua empresa? Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto? Então não deixe de ver o nosso post sobre a importância de um bom conteúdo para os resultados. Leia “Conteúdo relevante: acima de qualquer suspeita”!

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Estratégia de comunicação a longo prazo: saiba onde sua empresa quer chegar

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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