Estratégia digital ou receita de bolo? A importância da análise antes da solução!

Uma estratégia digital não é como uma peça de roupa de tamanho único: para vestir bem sua empresa, ela precisa ser feita sob medida, com a precisão e o afinco de um alfaiate. Afinal, nem sempre o que deu certo em um mercado funcionará bem em outro e existem diversas variáveis que precisam ser levadas em consideração.

Não existe receita de bolo na comunicação. Cada tipo de desafio demanda uma solução diferente e, para saber qual é ela, é importante conhecer a fundo os problemas e demandas envolvidos. Esse é o papel da análise em uma estratégia de marketing digital. Neste artigo, explicaremos melhor o que é a análise e qual sua importância para uma estratégia digital. Confira!

Fuja de soluções mágicas para sua estratégia digital

Não existem soluções universais para problemas que são únicos e bem singulares. E no marketing digital, muitas vezes, surgem produtos e conteúdos que prometem resultados milagrosos para qualquer tipo de negócio, mercado ou situação.

Cair na armadilha desses remédios sobrenaturais pode significar consequências desastrosas para a estratégia de uma empresa. É claro que nem sempre as soluções prontas são totalmente ineficazes. Se foram testadas e comprovadas em outros negócios, até podem ser aplicadas, mas sua efetividade será limitada pelas particularidades, forças e vulnerabilidades da empresa.

Isso significa que essa estratégia de marketing digital pré-fabricada não vai explorar tão bem as vantagens competitivas únicas e oportunidades que estão abertas apenas para um único negócio. Também não vão considerar as ameaças e fraquezas que podem comprometer o sucesso da empreitada.

Portanto, para aumentar as chances de sucesso de uma estratégia de marketing digital, é muito importante realizar uma análise da empresa e conhecer melhor as características, especialidades e riscos envolvidos no seu mercado.

Tenha uma estratégia de marketing digital única

O primeiro passo para qualquer planejamento ou estratégia de marketing digital é a definição dos seus objetivos. Quando um barco navega sem destino, ele pode até dar a sorte de chegar em algum lugar, mas o mais provável é que fique anos à deriva e à espera de um milagre.

O mesmo vale para a comunicação de uma empresa. É fundamental saber qual seu objetivo e quais as métricas que serão utilizadas para mensurar o progresso em direção a esse objetivo. Apenas com essa visão madura do sucesso é que ele pode ser efetivamente alcançado. Mas para elaborar objetivos que sejam relevantes, alcançáveis e significativos para a empresa, é preciso antes conhecê-la.

Portanto, é fundamental realizar uma análise para descobrir quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio, e como cada particularidade pode ser utilizada como algo positivo na estratégia de marketing digital.

Também é necessário conhecer bem como funciona a geração de valor da empresa e desenvolver um planejamento que esteja alinhado com os valores e objetivos gerais da organização.

Uma estratégia digital única não precisa ser isolada de modelos e boas práticas da área: diferente de uma solução pronta, um modelo é uma base que será adaptada para a realidade de uma empresa, e não contrário. Portanto, eles podem e devem ser utilizados nesse planejamento.

Agora que você sabe melhor qual a importância da análise para uma estratégia de marketing digital única, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos da área! Esperamos por você!

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Estratégia digital ou receita de bolo? A importância da análise antes da solução!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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