Artigo sobre a importância da Fidelização de Clientes

Muito se fala sobre a fidelização de clientes, mas, na prática, pouca gente sabe a importância disso e como fazer de verdade.

Para não ficar nesse grupo de profissionais que ainda patina no assunto, levantamos algumas coisas que você precisa saber.

CAC: Custo de Aquisição de Clientes

O cálculo do CAC implica em somar todos os investimentos que sua empresa fez para captar clientes e dividir pelo número destes clientes novos. Assim você descobre quanto custa trazer um cliente para o seu negócio.

Esse custo é naturalmente mais alto do que o que você tem para manter um cliente já ativo. Isso significa que trazer clientes novos é mais caro do que cuidar dos que já são seus. O principal motivo de você querer fidelizar clientes é esse!

Divulgação da sua marca

Ninguém melhor para divulgar o seu nome do que um de seus clientes. Você pode fazer várias campanhas de marketing de conteúdo, usar e abusar de redes sociais e estratégias de vendas, mas no final, quem tem mais credibilidade para falar do seu produto é quem comprou.

Pense quantas vezes você foi atrás de uma borracharia, pintor, consultoria, padaria, arquiteto, escola, costureira, supermercado porque alguém deu uma dica. Isso mostra o tanto que é importante a sua empresa ter credibilidade junto ao seu público. A gente dá muito mais atenção quando quem fala de uma marca não é o dono, mas alguém que usou o produto/ serviço.

Sustentabilidade do seu modelo comercial

Por mais que seu negócio consiga atender a um número bastante considerável de clientes, uma hora você chega no limite. O que queremos dizer é que depois de vender para todos os moradores do seu bairro, por exemplo, uma hora não haverá tantos novos moradores para sustentar sua empresa. Nesse momento, você vai entender que precisa vender mais vezes para os mesmos clientes.

Criar uma rotina de compras sucessivas é o que vai manter você de pé. Para isso, você vai precisar convencer seus clientes de que vale a pena voltar na sua loja hoje, amanhã, semana que vem e depois também!

4 dicas para a fidelização de clientes

Entendidos os principais motivos de fazer do seu cliente uma peça fundamental na base que sustenta sua empresa, vamos agora às 4 dicas de como conseguir isso:

  1. Abra canais de contato: em um mundo conectado e rápido, sua empresa precisa estar disponível em tempo integral. Avalie quais as melhores formas de manter contato com seu cliente e mostre a ele que você está lá quando ele precisar. Lembre-se de conversar com a sua agência de comunicação.
  2. Conheça seu cliente: invista um tempo para descobrir mais coisas do seu público. Converse com ele diretamente, com quem o atende. Veja o que ele gosta e o que ele não gosta. Descubra isso de verdade e não fique só no “achismo”.
  3. Gere valor agregado: depois que você já souber o que é relevante para o seu público, crie diferenciais. Se percebeu que tem muitos degraus na entrada da sua loja, faça uma rampa. Avalie contratar um manobrista, crie um programa de descontos progressivos, troque a iluminação. Agrade e dê mimos àqueles que mantêm suas portas abertas.
  4. Campanhas constantes: a fidelização de clientes não é um ato isolado. Como a ideia aqui é manter o consumidor voltando sempre, a sua atenção para ele dever ser cotidiana e perene. Estamos falando em ações permanentes (não necessariamente iguais) e atraentes. É desse jeito que você terá os resultados que está procurando.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Fidelização de clientes: por que é tão importante investir nisso?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Mercado
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