Artigo sobre a importância da gestão da comunicação

A gestão da comunicação é a organização de processos, recursos e pessoas para que os esforços de comunicação da marca se efetivem da melhor forma. Como acontece em em tudo o que é bem gerenciado, o nível de eficiência dos projetos aumenta e os resultados ficam mais atingíveis.

A pressão tem aumentado sobre o marketing. Hoje, cada real investido nessa área precisa ser comprovado. Diante dessa situação, não há outro jeito: as atividades devem ser planejadas adequadamente. Por que falamos sobre isso? Para chamar a sua atenção para a importância da gestão da comunicação.

Na correria do dia a dia, nem sempre esse assunto é tratado com o cuidado necessário. É comum vermos as empresas deixando de considerar, na hora do planejamento estratégico, os interesses de cada stakeholder e os meios de comunicação mais adequados para alcançá-los.

Interessado em entender mais sobre o que é preciso fazer para direcionar adequadamente os seus esforços de comunicação? Então continue a leitura deste post, pois separamos algumas informações importantes sobre o assunto.

Por que a gestão da comunicação é importante?

É difícil encontrar uma empresa bem-sucedida que não tenha bons processos de gestão. Eles estão presentes nas áreas administrativa, financeira, de distribuição, entre outras — e contribuem para facilitar o trabalho.

No caso da comunicação, contudo, muitas vezes, falta essa visão mais estratégica sobre a atividade. E, vamos combinar, não faz o menor sentido tratar a comunicação dessa forma, afinal, as atividades nessa área demandam investimentos consideráveis e têm um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio.

O público está cada vez mais exigente e tem diversas opções para escolher em diversos segmentos. A alta concorrência deve ser motivação suficiente para você considerar a implementação de uma boa estratégia de gestão da comunicação para aproveitar ao máximo seus investimentos, impactar positivamente essas pessoas e melhorar os seus resultados.

Veja, a seguir, alguns pontos que sinalizam a importância de uma gestão da comunicação em sua empresa:

Organização de canais

Com a popularização do marketing digital e o desenvolvimento da tecnologia, contamos com cada vez mais novos canais de comunicação disponíveis para atingir o público-alvo. Todo esse volume precisa ser adequadamente administrado, senão, pode ser fonte de confusão e incerteza para você e sua equipe. Uma gestão da comunicação serve para definir quais serão usados e de que maneira.

Diminuição de erros

Falhas na gestão da comunicação podem ser bem desastrosas para a imagem da sua empresa, então, toda e qualquer estratégia que consiga diminuí-las merece a sua atenção. Ao organizar corretamente as suas ações, menos partes delas ficarão à mercê do acaso. Portanto, as chances de erros acabam sendo menores. Além disso, uma boa documentação dos seus processos garante que todos os envolvidos atuem de maneira uniforme e livre do risco de errar na abordagem.

Detecção de oportunidades

Sem organizar a sua estratégia, fica impossível detectar aquela oportunidade valiosa que poderá alavancar a sua visibilidade e os seus negócios. Um dos principais benefícios de focar em gestão da comunicação é poder contar com os mecanismos adequados para compreender o funcionamento das tendências e poder se antecipar em relação a elas.

Acompanhamento de resultados

Se a sua estratégia de comunicação não é organizada, dificilmente você conseguirá ter certeza de que os seus esforços estejam gerando os resultados esperados. Implemente uma boa gestão da comunicação para ter bem definidos os seus objetivos e as métricas correspondentes a eles. Assim, você conseguirá analisar os seus números de maneira eficaz para tomar decisões mais estratégicas.

O que precisa mudar no planejamento das ações?

Entendida a relevância do assunto, vamos ver como melhorar isso no dia a dia. Para começar, tenha em mente que cuidar adequadamente da gestão da comunicação exige que sejam feitas análises mais abrangentes sobre todas as tarefas que serão executadas.

Um dos pontos críticos, por exemplo, é a definição dos diversos públicos que serão impactados pelas ações de comunicação. Sim, você geralmente sabe quem é o target que pretende alcançar — e programa os canais mais apropriados. No entanto, será que tem considerado todos os pontos de contato da marca? Pensou também naquele grupo que será atingido indiretamente e pode apresentar algum tipo de resistência em relação ao seu produto ou serviço?

Fique atento: as marcas, hoje, não são mais as únicas fontes de informação e de influência do consumidor. Vivemos em um ambiente mais “fluido”, em que tudo circula mais livremente, inclusive as informações comerciais. Isso faz com que seja necessário planejar integrações inteligentes dos seus canais de comunicação, tentando prever os hábitos do público e adaptar-se a eles.

Como chegar a uma gestão da comunicação mais eficiente?

Se temos um ambiente mais desafiador na área de comunicação, é essencial ter mais atenção ao planejamento, saber priorizar e organizar-se para estabelecer a comunicação nas bases ideais com cada stakeholder.

O momento apropriado para fazer essas análises é no planejamento das ações de comunicação. Acredite, dedicar um tempo maior para essa tarefa pode fazer muita diferença lá na frente, na hora da execução e, claro, nos resultados que serão obtidos.

Para não errar nessa questão dos públicos, comece com um check-list básico:

  • além do consumidor padrão do seu produto/serviço, quem mais será impactado pelas mensagens da empresa?
  • será que essas ações vão influenciar positivamente os seus fornecedores?
  • o projeto trabalha corretamente para conseguir o envolvimento da equipe interna?
  • há grupos de consumidores que podem reagir negativamente a esse tipo de abordagem?
  • o que, exatamente, é feito para atrair a atenção dos formadores de opinião?
  • esse projeto específico se integra a outras ações de comunicação realizadas pela marca? Ou seja, no composto de comunicação como um todo, ele faz sentido?

Nas estratégias de comunicação, é comum trabalharmos com base no conceito de brand persona — algo como um personagem fictício que sintetiza as características da marca. Quem tem uma estrutura de comunicação e marketing razoavelmente organizada, já consegue tirar boas vantagens disso, já que a brand persona se torna um referencial seguro para a atitude, o comportamento e a linguagem da marca, independentemente da plataforma ou do formato.

Essa consistência aliada a um conhecimento profundo dos seus públicos aumenta as chances de entregar a mensagem certa, no melhor momento possível, o que melhora bastante as suas oportunidades de conversão. Os públicos — ou seja, o outro lado do diálogo — também podem ser representados como personas, para facilitar sua identificação e potencializar a qualidade da comunicação com eles. E quanto mais se entende o público, mais efetiva será a conversa.

O que ganhamos ao dedicarmos mais atenção à gestão da comunicação? Como acontece em todos os processos bem gerenciados, você vai conseguir otimizar os recursos e, assim, aumentar o nível de eficiência dos projetos. Tem algo mais importante quando se trata de comunicação?

Quais os próximos passos?

Entender a importância de uma boa gestão da comunicação e implementar os esforços adequados para potencializá-la é um projeto que precisa ser priorizado dentro da sua empresa. No entanto, as coisas não podem e nem devem parar por aí! Você precisa ir além para sempre garantir bons resultados em suas estratégias.

Para se manter em plena competição em seu mercado e não se surpreender com a ação dos concorrentes, é necessário garantir que as ideias desenvolvidas não se tornem ultrapassadas. Então, é importante manter o seu planejamento em plena evolução. Faça com que ele esteja sempre recebendo novas ideias e obtendo resultados cada vez melhores.

A sua gestão da comunicação deve ser um reflexo daquilo que a sua empresa deseja ser em seu mercado. Não deve haver qualquer desequilíbrio entre esses dois aspectos. Então, arregace as mangas e comece a trabalhar com foco nesse objetivo.

E então, gostou do artigo? Conseguiu entender a importância de gerenciar melhor o processo de comunicação com os seus públicos? Aproveite para ficar por dentro de todas as novidades ao seguir as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Instagram e no Vimeo! Vamos lá!

Baixe nosso e-book sobre Brand Persona

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Gestão da comunicação: pode ser o que faltava

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
1
2083 visualizações

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *