Inteligência artificial e marketing

Quando foi a última vez em que você implementou uma iniciativa realmente inovadora em sua empresa? Com a evolução da tecnologia e o surgimento de novas ideias, você pode aproveitar diversas vantagens para a sua atuação ao adotar as melhores. Que tal considerar a união entre inteligência artificial e marketing?

Esse relacionamento não é tão distante quanto a maioria das pessoas pensa. Um algoritmo pode se tornar capaz de administrar diversos processos da sua estratégia, garantindo a entrega de resultados cada vez melhores por conseguir trabalhar mais rápido e de maneira mais inteligente. Além disso, tal possibilidade permite que você e sua equipe fiquem livres para pensar em outras soluções.

No entanto, unir inteligência artificial e marketing somente vai trazer benefícios se a estratégia correta for implementada. Para isso, é necessário conhecer muito bem as particularidades dessa relação e enxergar de que maneiras é possível suprir as necessidades específicas do marketing da sua empresa.

Veja, a seguir, os principais pontos em que ocorre a convergência entre inteligência artificial e marketing:

Maior compreensão do público

Entender as motivações e o comportamento do seu potencial cliente é o caminho para contar com resultados melhores em suas estratégias de marketing. Isso costumava ser um trabalho difícil e baseado em muitas suposições. No entanto, ao unir inteligência artificial e marketing, é possível passar a trabalhar com mais informações concretas. Um algoritmo será capaz de ajudar a compreender comportamentos e prever tendências sobre seu público.

Automação de tarefas

Conduzir uma estratégia de marketing é algo que abrange uma série de atividades diferentes, cada uma com um grau de envolvimento. Unir inteligência artificial e marketing oferece meios para automatizar algumas dessas tarefas a fim de que seja possível otimizar os seus resultados e trazer mais produtividade para o seu time. Por exemplo, um algoritmo pode priorizar, de forma independente, os seus envios de e-mail marketing sem que você precise tomar decisões.

Cruzamento inteligente de dados

Juntar inteligência artificial e marketing também implica contar com a força da tendência do Big Data para obter diagnósticos cada vez mais precisos a respeito da sua empresa. A maneira ideal de saber quais rumos seguir é basear-se em indicadores capazes de atestar o seu sucesso. Essa combinação de tecnologias permite compreender o relacionamento entre determinados números e cruzá-los para obter diagnósticos impensáveis de calcular de forma manual.

Otimização de resultados

Ao trabalhar de forma mais inteligente, o efeito imediato é aproveitar uma otimização dos seus resultados. Atuar com inteligência artificial e marketing oferece a você novas ferramentas para compreender as expectativas do seu público ao mesmo tempo em que permite enxergar melhor quais tipos de retorno a sua estratégia está conquistando. A partir desse cenário, você consegue planejar melhor sua atuação e, assim, aprimorar ainda mais seus resultados.

Tendo em vista as vantagens de unir inteligência artificial e marketing e todo o potencial que essa relação traz para os seus resultados, fica mais do que claro o quanto você pode se beneficiar desse tipo de solução. Lembre-se de que os seus concorrentes não darão trégua, então, é essencial contar com as ferramentas certas para conquistar cada vez mais espaço em seu mercado e não perder relevância para outros players.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Inteligência artificial e marketing: como isso afeta a sua estratégia

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Tecnologia e Mídia
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