Marketing de Relacionamento

O público da sua marca está realmente satisfeito com as interações que tem com ela? Você tem o costume de monitorar menções à sua empresa nas redes sociais? Pode ser que essa audiência esteja insatisfeita com a sua proposta e você não faça ideia disso. Essa situação mostra a importância de trabalhar com o marketing de relacionamento.

Toda a tecnologia envolvida no desenvolvimento do marketing digital traz um benefício bastante atraente: a possibilidade de interagir, em tempo real, com uma vasta quantidade de público para captar feedbacks, oferecer recomendações e proporcionar um atendimento de qualidade.

Como a ideia envolve interação, nada melhor do que contar com as redes sociais para potencializar contatos significativos. Afinal, a proposta central delas é a comunicação.

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste em uma série de estratégias cujo objetivo é ter um contato significativo com o público da sua marca. Envolve planejar e executar os esforços corretos para que as pessoas tenham uma experiência boa ao lidar com sua empresa e desenvolver canais de atendimento cada vez melhores.

Em tempo de alta concorrência, você precisa de diferenciais eficazes para se destacar e fidelizar seus clientes. Afinal, eles têm cada vez mais opções para escolherem em diversos segmentos. O marketing de relacionamento oferece a você os meios para causar um impacto significativo nessas pessoas.

Por que utilizar o marketing de relacionamento nas redes sociais?

Maior aproximação com o público

Todo o propósito do marketing de relacionamento gira em torno de se aproximar da sua audiência. Utilizando a força das redes sociais, você conta com o hábito do público de checar essas plataformas várias vezes ao dia para conferir as novidades dos amigos, então, a sua marca tem muito a ganhar ao aparecer no meio desse conteúdo.

Resolução mais rápida de problemas

Não adianta apenas ter o melhor preço e a maior qualidade em seus produtos. O seu pós-venda também precisa ser eficaz, senão, pode ser mais difícil seu cliente voltar. O marketing de relacionamento envolve a preocupação com uma boa estrutura de atendimento, especialmente aquele focado em resolver problemas rapidamente.

Manutenção da marca

Quanto mais a sua empresa tem a oportunidade de solidificar a imagem dela, melhor. O marketing de relacionamento possibilita fortalecer o seu posicionamento a partir de cada interação com seu público. É algo que envolve o uso do discurso certo, do atendimento com qualidade, da expressão de preocupação com as necessidades da audiência, entre outros.

Como aplicar o marketing de relacionamento nas redes sociais?

Monitore seus canais de contato

As redes sociais podem ser poderosas aliadas do marketing de relacionamento, principalmente se você der a devida atenção aos seus canais de atendimento. Isso significa responder comentários e mensagens com velocidade e foco total em solucionar as questões trazidas pelo público. Para isso, capacite adequadamente a equipe que fica à frente do atendimento e dê a ela as ferramentas necessárias para resolver os principais problemas dos clientes.

Ofereça um conteúdo relevante

Para manter um bom relacionamento com o seu público, é necessário inspirar confiança nele. Uma ótima forma de fazer isso é publicando um conteúdo que seja relevante, especialmente aquele capaz de solucionar suas necessidades. Para isso, analise cuidadosamente o perfil dessa audiência e busque possíveis oportunidades para impactá-la positivamente com a produção de um material estratégico.

Crie sorteios e promoções

Você estará em uma constante disputa por espaço e alcance nas redes sociais, portanto, é sempre válido fazer uso de alguns mecanismos para impulsionar sua visibilidade. Experimente realizar promoções e sorteios, divulgando as ações em posts nas redes sociais e convidando os seus seguidores a participar de alguma forma que envolva o engajamento deles. No caso de sorteios, fique de olho nas regras da Caixa.

O marketing de relacionamento pode trazer excelentes benefícios para a sua estratégia, especialmente se você aproveitar a força das redes sociais para alavancar sua visibilidade. Comece a planejar as suas ações levando em conta o perfil do seu público e as necessidades da sua marca.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Marketing de relacionamento: aprenda a usar nas redes sociais!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Mídias Sociais
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