Quatro séries e diversas ações de marketing para inspirar

Agora em agosto entramos naquele “limbo” entre as temporadas de séries que já acabaram e as novas temporadas só chegam lá para setembro – aí só resta abraçar o Netflix e fazer maratona do que ainda não saiu da watchlist… Muita gente anda ansiosa pelas estreias que (felizmente) não demoram a começar; aproveitando o clima, dê uma olhada em algumas ações bacanas,e muito inspiradoras, feitas para divulgar novas temporadas e estreias:

 

1.Constantine
Adequação é tudo ao pensar uma ação de marketing, e a divulgação de Constantine foi direto ao ponto: como o principal do personagem é a sua profissão, por que não fazer um perfil no Linkedin?

E sempre que você procurava no Google por “exorcist” ou “demonologist” (nunca se sabe quando vamos precisar de um, não é verdade?) o primeiro resultado era sempre um ad do John Constantine, com telefone e tudo.

 

2. Walking Dead

Uma das séries de maior sucesso mundial, The Walking Dead sempre surpreende na divulgação de suas novas temporadas, deixando fãs na expectativa da ação da vez.

Faltando 10 dias para a estreia da terceira temporada da série, a Union Station de Toronto recebeu uma instalação com duas mãos zumbis gigantes, e para cada dia que passava, um dedo da mão caia – uma macabra contagem regressiva

Ao divulgar a série na África do Sul, o canal FX usou marketing de guerrilha criativo: em um cinema, de repente, surgia um zumbi na sala de exibição durante um trailer de comédia romântica, com uma interação entre o monstro e a tela que surpreendeu o público:

O marketing de The Walking Dead não se limita só aos lançamentos. A Dish – rede de TV por assinatura americana – decidiu cortar o canal que exibia a série de seu pacote de exibição e os fãs ficaram revoltados. Em resposta, a AMC espalhou zumbis pelas ruas, para convencer a Dish a refazer o seu contrato com a emissora e voltar a passar a série.

Nem o Brasil ficou de fora: na divulgação da segunda temporada da série, a agência Z+ colocou na rua um ônibus cheio de zumbis que “sequestravam” pedestres pelas ruas de São Paulo.

E nesse ano, Silvio Santos (sempre ele) em parceria com a AMC realizou uma ação para divulgar o spin off Fear The Walking Dead: um ator interpreta um taxista e leva os clientes para um atalho cheio de zumbis.

 

3. Game of Thrones
Outra série de audiência monumental, Game of Thrones também investe em criatividade nas ações para promover as estreias. Uma das mais comentadas foi a sombra de dragão em prédios e no New York Times.

Uma empresa britânica que exibe filmes e séries via internet divulgou a terceira temporada da série Game of Thrones colocando um crânio gigante de um dragão na praia de Charmouth. Claro que virou notícia:

4. Flash
E quem disse que a coisa precisa ser sempre uma ação gigantesca? A agência Santa Clara promoveu a série The Flash com uma iniciativa bastante simples, mas muito criativa e efetiva: a página do programa – The Flash na Warner Channel –, deixou comentários com a expressão “first” em posts de outras páginas, acompanhada de emojis de relâmpago, símbolo do herói:

Conhecer o público e pensar fora da caixa: vale pras séries, vale pra produtos e marcas. Inspire-se 🙂

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Marketing fora de série

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Cultura e Diversão
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