Métricas para Estratégia de Marketing

Tem dúvidas se a sua campanha está no caminho certo? Você tem que ficar de olho nas principais métricas para estratégia de marketing digital, que são os números capazes de apontar os rumos que você deve seguir.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é poder acompanhar seus resultados em tempo real. Isso permite detectar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais inteligentes que geram mais retornos a você. É muito ineficaz trabalhar no escuro, sem seguir os indicadores corretos.

No entanto, esse benefício chega com alguns desafios. Você precisa saber quais métricas para estratégia de marketing digital deve analisar – ou seja, o que e por que você deseja saber. Além disso, tem que entender muito bem o significado de cada um desses números. Afinal, uma interpretação errada deles pode comprometer os seus resultados.

Confira, a seguir, algumas métricas para estratégia de marketing digital, o que elas apontam e que benefícios você pode ter por acompanhá-las:

Retenção

A sua marca precisa dos meios adequados para manter o seu público em contato com ela. Métricas de retenção ajudam a medir o quanto seus visitantes estão retornando ao seu conteúdo e aos seus serviços. É bastante valioso atrair gente nova para os seus produtos, mas a retenção também é importante porque pode gerar mais sucesso em longo prazo. Para isso, compare suas taxas de visitantes novos e retornantes.

Consumo

A Internet pode ser uma poderosa aliada da sua marca para conquistar resultados cada vez melhores de vendas. Para isso, você precisa contar com uma estratégia eficaz e acompanhar as métricas que mostram o seu sucesso nesse quesito. Um indicador de consumo, como a taxa de conversão, consegue apontar o quanto seu conteúdo é capaz de direcionar vendas para a sua empresa.

Compartilhamento

Uma das métricas para estratégia de marketing digital que você precisa observar diz respeito à necessidade de sempre contar com cada vez mais visibilidade em seu conteúdo: sua taxa de compartilhamento. Tudo o que é criado pela sua marca tem muito a se beneficiar se for distribuído pelo seu público, já que pode atingir cada vez mais gente.

Engajamento

Se o seu conteúdo desperta engajamento, ele pode estar sendo encarado com indiferença pelo seu público. É necessário ficar de olho em alguns indicadores, como curtidas e comentários, que apontam o interesse da audiência nas publicações da sua marca. Deve ser um dos seus objetivos manter alta a sua taxa de engajamento, já que mais interações podem aumentar sua visibilidade.

Performance

Você precisa estar por dentro da eficácia das suas campanhas de mídia digital, já que qualquer erro no planejamento pode impactar negativamente os seus resultados. Acompanhe métricas de performance para se certificar de que as suas decisões estão conseguindo direcionar o conteúdo certo para o público adequado, além de ter certeza de que as plataformas e segmentações escolhidas foram as corretas.

Considere essas métricas para estratégia de marketing digital da sua marca para uma análise mais estratégica que conseguirá apontar os rumos a serem seguidos. Qualquer ação errada nesse segmento pode ser altamente prejudicial para os seus objetivos, então, trabalhe com indicadores que realmente representam o seu sucesso.

Aprenda mais sobre como aproveitar o poder dos números para orientar a sua estratégia. Veja 3 dicas simples de como usar as métricas a seu favor. Vamos lá!

 

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Métricas para estratégia de marketing: como defini-las?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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