Micro-momentos na sua estratégia de marketing

A forma como as pessoas utilizam a Internet mudou bastante com a popularização dos smartphones. Hoje em dia, não é mais necessário estar diante de um computador para fazer consultas na rede. Basta tirar o celular do bolso e realizar suas buscas no Google para encontrar desde um produto em promoção até um local para almoçar.

Essa nova realidade deu origem ao que o meio do marketing passou a chamar de Micro-Momentos. São decisões rápidas tomadas pelas pessoas a partir do contato que têm com o smartphone e as informações acessadas por meio dele. O acesso rápido à informação pode potencializar todo tipo de negócio.

Essa conectividade oferece às empresas diversas oportunidades valiosas para impactar o público. Se a sua marca aparece como sugestão para a audiência certa em seus Micro-Momentos, você aumenta substancialmente as suas chances de sucesso.

Quais são os tipos de Micro-Momentos?

Saber

A Internet é uma rica fonte de informações de todos os tipos, e as pessoas já se acostumaram a fazer buscas ao longo de todo o dia para aprenderem mais. Quando alguém procura por um determinado assunto, é criado um micro-momento. Se a sua empresa busca impactar positivamente esse público, é necessário criar um conteúdo que possa ser encontrado por ele e satisfazer suas dúvidas.

Ir

Às vezes, um dos Micro-Momentos pode consistir em buscar informações sobre determinados locais para ir, sejam eles destinos turísticos, sejam eles simplesmente cafeterias próximas. Os estabelecimentos mais estratégicos terão uma presença otimizada para smartphones, além de terem implementado os meios adequados para aparecerem como sugestão para quem busca por eles.

Fazer

Com a popularização dos tutoriais em vídeo, as pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender a fazer todo tipo de coisa. Trata-se de um dos tipos de Micro-Momentos que podem direcionar tráfego para o seu conteúdo. Basta antecipar o que o seu público-alvo poderia querer fazer e preparar um material capaz de atendê-lo.

Comprar

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa está conversando com um amigo e fica sabendo de um novo produto de seu interesse. Na mesma hora, faz uma busca no celular e decide comprá-lo a partir de um anúncio estratégico que apareceu nesse momento. Se tivesse que esperar até chegar em casa e ligar o computador, possivelmente, esqueceria – e essa venda não teria acontecido.

Como os Micro-Momentos impactam o marketing?

Deve sempre ser o seu objetivo desenvolver estratégias de marketing capazes de atingir o seu público na hora certa. Relevância é tudo quando se está disputando o foco das pessoas com inúmeros outros estímulos existentes no dia a dia. Fisgar a atenção do público em um micro-momento é uma ótima forma de impactá-lo positivamente.

Para isso, você precisa criar uma estratégia voltada aos Micro-Momentos que têm relação com o seu negócio. Por exemplo, uma lanchonete tem muito a ganhar ao focar no tipo “ir” e deve desenvolver os meios adequados para aparecer em buscas relevantes. É o caso de alguém que está nas imediações e procura por um local para comer.

Implementar uma estratégia focada em Micro-Momentos tem tudo a ver com entender o comportamento do seu público e adotar as ações certas para satisfazer as necessidades dele. Se você não oferece o conteúdo correto na hora que seu potencial cliente precisa, pode ficar mais difícil para ele fechar negócio com você.

Quais os próximos passos?

Agora que você já conhece o valor que os Micro-Momentos podem trazer para a sua estratégia de marketing, está na hora de desenvolver a sua própria abordagem. Leve em consideração a natureza do seu negócio e quais tipos de Micro-Momentos melhor se encaixam nas suas necessidades. Ao implementar sua campanha, fique de olho em seus resultados para comprovar o seu sucesso.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Micro-momentos na sua estratégia de marketing

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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