Brand persona: olha quem está falando

Marketing de conteúdo é mais que tendência – é uma abordagem estratégica eficiente! A Bolt apresenta a série “No Alvo: conteúdo ideal para as pessoas certas”: aqui a gente mostra os passos do planejamento, técnicas relacionadas e fala de processos comunicacionais para o seu conteúdo atingir em cheio o melhor alvo.

Nos primeiros artigos da série falamos da construção da audiência com a ferramenta de impulsionamento do Facebook e da otimização dos resultados no Google com SEO. O processo continua então é hora de se conectar com essa audiência e ganhar o seu coração. Pra isso você precisa do conteúdo no tom certo. E isso é bem mais do que escolher as palavras: atitude, postura e forma de se relacionar fazem toda a diferença. E pra referenciar tudo isso para a marca, existe ela, a brand persona.

Expressando conteúdo

A brand persona é construída a partir de um conjunto muito grande de abordagens teóricas [análise comportamental, análise transacional, arquétipos, tópicos de psicologia] junto com um nível alto de percepção de público-alvo. Tudo isso combinado com o cenário, as plataformas de relacionamento entre marca e públicos e, claro, os valores, objetivos institucionais, e comerciais da marca. Ou seja, não é simples.

Também não se trata de eleger um representante, ou criar um personagem pra acompanhar a logo e o slogan – o exercício da personificação acontece porque assim fica mais fácil construir e aplicar um referencial de comportamento, que é em linhas gerais que se faz com a brand persona. Ela não vai (ou pelo menos não deveria) chegar ao público. É uma referência ideal, não um mascote.

Isto posto, vamos aos fatos. A brand persona traz muitas vantagens na construção de imagem de uma marca:

  • ela torna os valores da marca mais tangíveis
  • torna os diálogos e interações em geral mais verossímeis
  • aumenta, assim, o grau de empatia entre marca e públicos
  • quebra barreiras quando humaniza a expressão de marca
  • facilita a identificação entre pessoas e marca
  • dá consistência para a presença de marca em diferentes plataformas
  • facilita a transposição dessa presença para novos suportes
  • aprofunda o relacionamento com o público
  • facilita o gerenciamento de crises na medida em que ajuda a determinar uma postura historicamente coerente diante delas

A brand persona serve também como um norte para a produção de conteúdo. É uma espécie de check point tão valioso quanto simples: na hora de validar o tal conteúdo, é o momento de pensar criteriosamente – essas palavras saem da boca da minha brand persona? Qualquer resposta diferente de ‘sim’ manda o texto de volta para o rascunho.

A construção da brand persona se materializa num relatório, que invariavelmente deve ser bastante denso e essencialmente descritivo. Estão lá traços de personalidade, hábitos de consumo, biografia, formas de expressão, um capítulo especialmente detalhado sobre a linguagem (que é um aspecto bastante ferramental), e o que mais ajudar a entender essa “pessoa”. E o trabalho é contínuo, já que, como qualquer pessoa, nosso herói ou heroína recebe o impacto e a influência do tempo e evolui, bem como evolui também o nosso conhecimento sobre ele.

O processo é interessante, e deve ser trabalhado com profundidade e riqueza – as mesmas desejadas para a marca, afinal de contas, de certa forma a brand persona é “a cara dela”.

O assunto agradou? Acabamos de lançar um e.Bolt dedicado ao tema, explorando um pouco mais os aspectos de aplicação da brand persona – Faça o download!

 

Se você curtiu este post clique aqui e leia a continuação.


Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

No alvo: brand persona [parte 3]

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Conteúdo
3
3547 visualizações

3 comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *