Todos estamos conectados. Acessamos a web para ver a previsão do tempo de manhã e para dizer boa noite a um conhecido antes de dormir. E com as empresas não pode ser diferente: elas precisam estar onde os clientes estão! É aí que o marketing digital entra em cena.

Ter uma boa estratégia de marketing digital não apenas favorece o alcance a esse consumidor conectado, mas também traz uma série de vantagens, desde custos acessíveis a flexibilidade para implementar suas ações.

Em outras palavras, o marketing digital pode ser seu melhor amigo. Junto com ele, várias ferramentas podem ser usadas para colocar isso em prática. Vamos conhecer algumas delas!

O que importa são as personas

O primeiro conceito que torna marketing digital tão especial chama-se persona. As personas são tão importantes que se dividem em duas: buyer persona e brand persona.

Buyer personas são perfis semifictícios de clientes ideais. Por semifictício, podemos entender que, apesar de não corresponderem a uma pessoa real, são um reflexo de dados concretos. Por meio de pesquisas e questionários, uma empresa consegue entender quem são seus clientes e construir uma ou mais buyer personas.

Em comparação com o público-alvo, as personas são mais especificas. Elas frequentemente têm características, como idade, profissão, ramo de atuação, formação, renda, dores e expectativas bem-definidas.

Já a brand persona é a personificação da sua marca, ou seja, tudo aquilo que a marca seria se fosse uma pessoa – atitude, comportamento, linguagem… Ela é criada de forma a refletir os valores e o posicionamentos da sua empresa. A brand persona garante que você se comunique de maneira coesa, fazendo com que o público se identifique com a marca, aumentando o engajamento.

Como consequência, em vez de dirigir seus esforços para um grande grupo de pessoas e torcer para que alguém seja atraído, as personas permitem a criação de um conteúdo direcionado e realmente relevante. Ou seja, sua marca começa a se comunicar da melhor maneira com um perfil específico de pessoas: aquelas que realmente têm potencial para se tornarem clientes.

O conteúdo é o rei do marketing digital

O conteúdo tem sido o coração das estratégias de marketing digital com a ascensão do inbound marketing. A ideia central é atrair e reter consumidores, oferecendo conteúdo relevante nos canais certos, auxiliando-os no dia a dia e no processo de compra.

Com isso, anúncios de produtos e serviços em canais de grande alcance — e pouca segmentação de público — estão ficando para trás. O objetivo aqui não é atingir o maior número de pessoas possível, mas as pessoas certas, da forma certa.

Para isso, empresas passaram a falar de seus produtos e serviços apenas em momentos estratégicos e começaram a oferecer conteúdos variados relacionados a eles. Uma loja de sapatos, por exemplo, não fala mais apenas dos modelos que oferece. Ela dá dicas de moda, de estilo pessoal, de beleza, etc.

Esse conteúdo pode ser divulgado de formas diversas: redes sociais, e-mail marketing, landing pages e assim por diante. Com uma boa estratégia de conteúdo e inbound marketing, sua empresa atrai pessoas em todos os estágios do funil de vendas. O resultado? Mais oportunidades de negócios.

SEO para ficar em primeiro

Mas não adianta ter um excelente conteúdo se ele não for encontrado. Os buscadores são ferramentas indispensáveis na web para os consumidores e grande parte das compras passa por eles.

Por isso, é importante garantir que seu site, seu blog e outros canais digitais tenham uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO): um conjunto de medidas que ajudará a colocar seus canais entre os primeiros resultados.

As ferramentas de busca, principalmente o Google, usam algoritmos avançados para determinar quais endereços serão mostrados na primeira página. Fazer SEO é moldar suas páginas para que elas atendam aos requisitos desses algoritmos, que levam em conta centenas de fatores e são atualizados constantemente.

Além de aspectos técnicos, como o uso de tags no site, há ainda o cuidado em colocar as palavras-chave do seu negócio no conteúdo — os buscadores as usam para mostrar aos usuários os melhores resultados. Há ainda o cuidado com a qualidade do conteúdo: ele precisa ser relevante, original e atualizado sempre.

A interação nas redes sociais

Se você tem um bom conteúdo, é preciso que o mundo saiba, e aqui entram as redes sociais. Atualmente, difícil é encontrar alguém que não checa as redes sociais diariamente. Portanto, esse canal de divulgação deve ser lembrado e usado.

Porém, temos que ter em mente que as redes sociais são excelentes canais não apenas para aumentar a sua visibilidade, mas também para interagir com o seu consumidor. Elas permitem, por exemplo, o atendimento on-line, ou SAC 2.0, e o monitoramento do que é dito sobre sua marca, o que traz ótimos insights para melhorar seus serviços e produtos.

Isso significa que, mantendo um bom relacionamento com os clientes, usando as redes sociais, sua empresa tende a ganhar visibilidade e melhorar a reputação on-line — algo muito impactante em tempos modernos.

Com tudo isso, essa combinação de conteúdo e interação gera uma conversa preciosa para as empresas. Quem já é cliente, poderá acompanhá-las, e quem ainda não é poderá conhecê-las melhor. No fim, as redes sociais ajudam a aproximar as marcas dos clientes.

Anúncios on-line para alavancar vendas

E para quem deseja resultados ainda mais rápidos e de maior alcance, as redes sociais, alguns sites, e o próprio Google, oferecem a possibilidade de anunciar on-line.

No Google AdWords, por exemplo, sua empresa pode tanto aparecer nos primeiros resultados da pesquisa (Rede de Pesquisa) como em sites parceiros e do próprio Google (Rede de Display).

Muitas vezes, esses anúncios são consideravelmente mais baratos do que os anúncios em mídias tradicionais, o que também ajuda a explicar o sucesso do marketing digital.

Outra vantagem dos anúncios on-line é a segmentação: você pode definir desde os parâmetros demográficos até os interesses das pessoas para as quais deseja que seus anúncios sejam exibidos. O resultado é muito mais efetividade nas campanhas e investimentos melhores.

Resultados que são mais palpáveis

Mas você sabe qual é uma das melhores notícias? O marketing digital é mensurável. Para a alegria das empresas, praticamente todos os passos dos consumidores on-line podem ser registrados e as próprias ferramentas que mencionamos neste texto permitem isso.

Acompanhar os resultados de suas ações em tempo real significa que seus investimentos poderão ser feitos com muito mais eficiência. Entre as principais métricas, estão:

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Como o nome indica, representa o custo de cada novo cliente. Geralmente é a relação entre os valores investidos em marketing e o número de clientes adquiridos naquele período.

Engajamento e alcance nas redes sociais

Redes sociais têm ferramentas brilhantes que permitem às empresas medirem o alcance e o engajamento em cada uma das suas publicações e também no seu perfil em geral. Use-as sem moderação e aplique os insights obtidos na hora de construir novas publicações.

Taxa de abertura de e-mail

O e-mail marketing ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação e, para alcançar todo o potencial dela, você também precisa entender o que agrada ao seu público. Isso pode ser feito pela taxa de abertura de e-mail, bem como pela taxa de cliques que eles recebem.

Taxa de conversão de landing pages

Landing pages geralmente são criadas para levar o usuário a tomar uma ação, seja baixar um conteúdo, seja preencher um formulário de contato ou qualquer outra. Ao medir a relação entre o número de pessoas que chegou até a landing page e o número de pessoas que concluiu a ação, a taxa de conversão pode ser medida.

Estatísticas do Google Analytics

Essa é uma poderosa ferramenta que permite que você avalie uma grande quantidade de dados, tais como número de visitantes, tempo de permanência, como os usuários chegaram até você e por aí vai. Usando o Analytics, é possível ter um excelente panorama sobre cada página dentro do seu site e blog.

Enfim, o marketing digital oferece metodologias para atingir as pessoas certas, atrai-las, engajá-las e, ainda, entender suas preferências e hábitos.

Para entender mais sobre o assunto e desenvolver um marketing digital que realmente traga resultados para a sua marca, você pode entrar em contato conosco! Ah, e se quiser saber mais sobre a brand persona, que é tão importante nisso, baixe agora o nosso e-book “Brand persona: Esse cara é você“!

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Marketing digital que faz a diferença para a sua marca

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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