Pesquisa de Mercado: Saiba analisar seus concorrentes

Conhecer a concorrência é importante para o sucesso de qualquer tipo de negócio. É essencial entender os sucessos e fracassos de quem atua no mesmo segmento que você. Uma pesquisa de mercado pode ser um recurso fundamental para a elaboração de ações visando a ganhar mais espaço com o público. Ao compreender melhor as forças e fraquezas dos concorrentes, uma empresa consegue enxergar melhor seu posicionamento no mercado e características únicas que podem ser utilizadas como vantagens competitivas.

O objetivo deste artigo é explicar melhor como realizar uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência. Confira!

Comece definindo objetivos da pesquisa de mercado

O primeiro passo para realizar a análise da concorrência é definir quais serão os objetivos da pesquisa de mercado. É com base neles que será possível definir qual tipo de resposta precisa ser encontrada nessa análise.

Uma pesquisa de mercado pode ser elaborada com, por exemplo, o objetivo de identificar a taxa de conversão de um concorrente ou descobrir qual sua parcela de mercado.

Identifique quem são os concorrentes reais do negócio

Além de definir objetivos, é importante também determinar quais são os verdadeiros concorrentes do negócio, que serão o objeto de estudo da pesquisa. Nem sempre a concorrência verdadeira é composta por todos que operam em um mesmo setor.

Uma empresa de sucos 100% naturais, por exemplo, pode enxergar como concorrentes diretos apenas aqueles que também fazem o mesmo tipo de bebida, deixando para outros estudos os concorrentes indiretos, como fabricantes de refrigerantes.

Escute a opinião dos consumidores sobre a concorrência

Para ter sucesso na pesquisa de mercado, é importante estabelecer mecanismos para escutar a opinião dos clientes potenciais da empresa em relação aos concorrentes. Isso pode ser feito tanto com questionários e formulários endereçados ao público como também por meio da leitura de análises de produtos e serviços em sites da Internet.

Colete dados em redes sociais e mecanismos de busca

Outra forma de obter informações sobre as empresas adversárias é com pesquisas simples em redes sociais e, até mesmo, mecanismos de buscas. É importante descobrir por exemplo que um concorrente consegue sempre o topo das pesquisas pela web quando palavras-chave relevantes ao negócio são buscadas, por exemplo.

Da mesma forma, os seguidores e fãs em redes sociais, assim como as estratégias utilizadas para o seu engajamento, também são fatores decisivos para a pesquisa de mercado.

Determine as principais forças e fraquezas dos concorrentes

Com base nas informações pesquisadas, é possível avaliar as principais forças e fraquezas dos concorrentes. E vale a pena descrever quais são elas, para compreender por que e como o adversário teve sucesso ou fracasso em suas estratégias.

Com essa análise de forças e fraquezas da concorrência, é mais fácil para a gestão entender quais são os riscos e oportunidades de um negócio em relação ao mercado em que ele atua.

Elabore um documento visual com as informações obtidas

Por fim, reúna todos os dados relevantes coletados em um documento visual que esclareça bem cada uma das descobertas da pesquisa.

A forma de apresentação da pesquisa de mercado é decisiva para a sua compreensão e utilização prática. Um relatório extenso com centenas de páginas não é um recurso tão prático como um documento visual curto, que pode ser uma referência para o cotidiano.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Pesquisa de mercado: saiba analisar seus concorrentes!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Marketing
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