Planejamento de marketing digital: sua empresa está fazendo direito?

Você se lembra daquela época em que o único plano de marketing digital era construir um site e mandar e-mails para os clientes? Hoje as coisas não são mais tão simples: a presença digital é cada vez mais poderosa.

Nessa era da informação, os consumidores pesquisam a fundo antes de tomar qualquer atitude, trocam ideias com muito mais frequência e expressam opiniões de forma muito mais ampla – e o digital tem um papel crucial em tudo isso.

Quer saber quais práticas adotar para um bom planejamento de marketing digital? Continue lendo o artigo!

Conheça seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é crucial para o planejamento de marketing digital funcionar. Sem essa pesquisa, todas as suas ações vão por água abaixo.

Quando você sabe com quem falar, consegue:

  • estabelecer o tom da conversa;
  • utilizar a linguagem apropriada;
  • criar uma identidade visual adequada;
  • escolher os melhores meios para divulgar suas mensagens.

Estabeleça metas

Estabelecer metas é importante para tudo na vida. No marketing digital não é diferente. Sendo assim, você deve analisar qual é a prioridade e agir para atingir esse objetivo. Veja alguns exemplos:

Visibilidade

Se você quer ganhar visibilidade, por exemplo, anunciar no Google AdWords é uma boa opção. Ao comprar palavras-chave e criar seu anúncio, você consegue aparecer de forma rápida na primeira página do Google.

Conversão

Nesse caso, você pode investir em uma estratégia de inbound marketing.

Imagine que você está com fome e decide ir à feira. Chegando lá encontra uma barraca que vende vários salgados que você nem mesmo conhecia. O vendedor então começa a descrevê-los e você sente desejo por um deles. No final das contas, ele te convence que esse é mesmo o ideal, e você acaba comprando.

O inbound marketing funciona de maneira parecida. O visitante, quando entra em contato com o universo da sua marca, passa pelo processo de atração, consideração e decisão.

É necessária sinergia da equipe de marketing para todo esse processo funcionar. O usuário será nutrido por seus conteúdos e, gradualmente, vai dar alguns passos adiante. Se não existir uma equipe trabalhando em conjunto, o visitante pode ficar estagnado.

Engajamento

Conquistar o engajamento do público não é tarefa simples. Você não consegue alcançar esse objetivo do dia para a noite, é preciso um tempo.

Uma forma inteligente de construir engajamento com as pessoas é por meio das redes sociais. Nessas mídias, a proximidade é maior. Logo quando você publica alguma coisa, imediatamente o público reage de forma positiva ou não.

Para isso, é fundamental publicar conteúdos relevantes, estabelecer conversas com os usuários e resolver seus possíveis problemas. Sua presença deve ser constante.

Monitore frequentemente

Acompanhar os dados em tempo real só foi possível após a chegada da internet. Com essas ferramentas em mãos, as empresas estão poupando tempo e colhendo dados mais precisos.

Se um anúncio ou ação não está dando o resultado esperado, é sinal que você tem que mudar alguma coisa. Quanto mais rápido você agir, melhor para a sua empresa.

Conecte suas ações

Não adianta nada criar dezenas de ações de marketing digital se elas não tiverem conectadas. Linguagem, identidade visual e demais elementos devem conversar entre si. Sua empresa precisa mostrar personalidade e coerência. A melhor forma para alcançar esse objetivo é trabalhar com uma agência qualificada, que possa coordenar os esforços.

Para criar um planejamento de marketing digital, todos os detalhes devem ser bem estudados. Fazer um pouco de cada coisa, ou fazer de qualquer jeito, traz pouco ou nenhum resultado. Quer saber mais sobre marketing digital? Confira este artigo e descubra como alcançar resultados com o marketing integrado.

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Planejamento de marketing digital: sua empresa está fazendo direito?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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