Artigo: Por que a experiência do usuário é decisiva no sucesso do seu site?

Muito se fala em criar uma boa experiência para o usuário e sobre como isso é importante para os negócios. Mas será que você sabe, de verdade, por que a experiência do usuário no site é decisiva para o sucesso dele?

A experiência vai muito além da aparência e das imagens que você coloca em suas páginas. Quer saber por que a experiência do usuário no site é decisiva? Quer aprender sobre os piores erros e como evitá-los? Então, acompanhe o artigo com a gente!

Por que a experiência do usuário no site é importante?

A experiência do usuário, também chamada de User Experience ou apenas UX, abrange todos os aspectos da interação entre uma pessoa e a empresa. Ela envolve os sentimentos que o usuário ou cliente experimenta ao entrar em contato com seus produtos, serviços, atendimento, site etc.

Quando se fala em experiência do usuário no site, falamos de toda a jornada dele em suas páginas, seja apenas procurando um contato, consumindo conteúdo ou realizando uma compra. E por que ela é tão importante?

Uma experiência ruim vai espantar os usuários e fazer com que eles abandonem o seu site e, consequentemente, se distanciem da sua empresa. Uma boa UX, pelo contrário, vai reter mais pessoas e fazer com que elas permaneçam por mais tempo no site, melhorando o relacionamento com a sua marca.

Assim, haverá mais chances de que elas se tornem clientes. Uma boa experiência também vai fidelizar mais pessoas, que vão sentir vontade de voltar. Por fim, ela vai diferenciar a sua página, as suas informações e os seus produtos ou serviços, fazendo com que eles sejam mais apreciados do que os da concorrência.

Quais são os piores erros de UX?

O visual é uma parte importante da experiência, mas não é suficiente. Para não errar na criação do seu site, veja os piores erros de UX!

  • Carregamento lento: ninguém tem tempo a perder!
  • Navegação confusa: o usuário precisa saber, de maneira intuitiva, como navegar e quais são os passos necessários para realizar uma ação. Quando a navegação é confusa, até as ações mais simples se transformam em um desafio.
  • Site não responsivo: páginas que não se adaptam aos diferentes dispositivos, inclusive mobile, são campeãs em irritação de usuários.
  • Pop ups, banners e animações em excesso: nem precisamos explicar, certo?
  • Falta de funções básicas, como informações de contato e botões de integração com redes sociais.
  • Links e imagens que não funcionam.
  • Conteúdo desatualizado.
  • Páginas que não têm utilidade.

Como criar uma boa experiência?

Para criar uma boa experiência, você precisará organizar as suas ideias e saber exatamente qual o propósito do site. Cada página deve ter uma funcionalidade definida e uma estrutura fácil de navegar. Os menus do site precisam ser simples, permitindo que o usuário encontre o que procura em poucos cliques.

Depois, você deve pensar no design e na parte mais “prática” do site. Identidade visual adequada, adaptabilidade a dispositivos móveis, carregamento rápido – tudo isso é fundamental.

Também é importante ter em mente que a experiência pode – e deve – ser melhorada sempre. Colete dados sobre a navegação dos clientes (tempo de permanência, ações mais usadas, páginas mais acessadas etc.) e utilize essas informações para aprimorar seu site.

Por fim, procure trabalhar com uma equipe que entende de UX e design. Assim, você tem tudo para tornar a experiência do usuário no site inesquecível!

E então, está pensando em ter um site? Quer saber como melhorar suas páginas? Então, não perca a nossa série sobre como fazer um bom site!

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Por que a experiência do usuário é decisiva no sucesso do seu site?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Design
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