Por que a otimização de conversão é importante? Entenda!

Você já ouviu falar em otimização de conversão? Trata-se de algo essencial para alavancar os seus resultados e aproximar a sua empresa dos objetivos dela.

A otimização de conversão, também chamada pela sigla CRO (conversion rate optimization), envolve uma série de iniciativas focadas em aumentar as chances de conversão a partir dos canais de comunicação da sua marca. Significa considerar o perfil do seu público e preparar o terreno para que ele queira comprar de você.

Existem diversas maneiras de ajustar a sua abordagem para melhorar os seus retornos. Esse tipo de estratégia tem como foco apontar os caminhos ideais a serem seguidos em suas iniciativas para garantir que você chegue aonde deseja.

Por que a otimização de conversão é importante?

Há cada vez mais concorrência em diversos mercados e isso, provavelmente, também se aplica ao seu caso. Com ameaças de vários lados, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de trabalhar de uma forma que não seja estratégica. Felizmente, existem modos de focar nisso.

Trabalhar com otimização de conversão traz uma série de benefícios capazes de impulsionar seus resultados, como aprimorar a experiência do seu usuário, aumentar o seu ROI e entender melhor o perfil do seu público.

Trata-se de um trabalho que envolve implementar iniciativas em suas campanhas e canais de comunicação com foco em aproximar seu público do seu produto. Consiste em entender como funciona o processo de decisão dessas pessoas e usá-lo a seu favor.

Como realizar a otimização de conversão em seu site?

O seu site tem o potencial de ser um grande direcionador de negócios para você. No entanto, para que isso aconteça, ele precisa estar estruturado de forma voltada à conversão. Pode ser que ele esteja prejudicando os seus resultados e você nem imagine. Que tal fazer algumas mudanças nesse sentido?

Veja, a seguir, algumas formas de implementar a otimização de conversão em seu site.

Melhore a velocidade de carregamento

Um site lento custa a conquistar clientes. De acordo com levantamentos, se uma página demora mais de 3 segundos para abrir, 38% dos usuários desistem de visitá-la e fecham a aba. Busque formas de otimizar seu código e suas imagens para que seu site carregue rapidamente.

Crie um design focado em conversão

O seu site precisa estar condicionado à conversão, senão, dificilmente trará os resultados que você deseja. Isso envolve garantir que ele seja fácil de navegar e chegar até o seu produto. Tenha chamadas claras e botões nítidos, além de evitar formulários com muitas etapas para fechar negócio. Se o seu cliente em potencial precisa passar por muitas barreiras para comprar de você, ficará difícil ter sucesso.

Tenha um layout responsivo

Se o seu site não carrega adequadamente em dispositivos móveis, você, provavelmente, está alienando boa parte da sua audiência. 47% das pessoas acessam a Internet pelo celular, o que requer um design responsivo para a sua empresa não perder uma fatia tão considerável de clientes.

Faça testes A/B

Nem sempre é possível ter certeza a respeito de certas decisões em sua estratégia. Em vez de chutar, é essencial basear as suas escolhas em dados concretos. Faça testes A/B para experimentar duas versões diferentes de um layout ou CTA, para, depois, levantar seus resultados e ver qual teve melhor aceitação junto ao público. Assim, você garante que tudo em seu site está funcionando a favor da otimização de conversão.

Coloque seus planos em prática

Agora que você conhece o conceito de otimização de conversão e entende as formas de implementar essa ideia em sua empresa, está na hora de dar início a esse trabalho. Elabore um planejamento focado nos seus objetivos e use as ferramentas que você tem à disposição para bater as suas metas.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Por que a otimização de conversão é importante? Entenda!

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Tecnologia e Mídia
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