Precisa de um site? Saiba quando usar templates

Durante anos, ter um site profissional na internet era algo de extrema complexidade e na maioria das vezes custava caro. Os templates para site, por exemplo, a depender do contexto, nos dão estrutura compatível com a necessidade da sua marca e ainda cooperam com o orçamento e a agilidade do projeto.

Vale aqui uma nota importante: nem todos os projetos são possíveis de fazer uso de um template e nem toda estratégia aceita uma abordagem deste modelo. Neste artigo iremos tratar apenas dos momentos em que faz sentido o uso de templates. OK?

E pode ser a tática perfeita para o empreendedor que busca presença online, quer otimizar recursos e busca uma solução de implantação efetiva e relativamente mais rápida. Afinal de contas, marcar território na rede é uma das formas estratégicas de ganhar vantagem competitiva.

Entenda que não estamos falando de uma construção do tipo “faça você mesmo”, pois até esse modelo de customização exige conhecimento prévio. Para o bom uso de templates para website, você vai precisar do trabalho de um especialista. Neste artigo mostraremos os benefícios agregados quando utilizamos templates para site. Dessa forma, você vai entender como e quando eles podem ser úteis. Acompanhe!

Gera mais economia

Templates de boa qualidade para sites são bases pré-prontas e funcionam muito bem porque nos entregam recursos em geral modulares, funcionais e adaptáveis às demandas da estruturação de um site. Eles apresentam diversas possibilidades e combinações de elementos estruturais. Vale muito a pena pensar nesse formato alternativo porque há vantagens embutidas.

Uma delas, certamente, está relacionada ao fato de os templates contribuírem na redução dos custos, pois, com eles, minimizamos os investimentos, que podem ser muito elevados quanto falamos da implantação de um site do zero.

Embora esse tipo de solução apresente algumas limitações – especialmente no que se relaciona com a disposição de elementos estruturais – por outros lado seus recursos são capazes de suprir as necessidades de qualquer marca como:

  • marcar presença online de maneira profissional;
  • ampliar o canal de vendas;
  • agregar valor à marca;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • explorar novas oportunidades;
  • divulgar produtos e serviços.

Proporciona implantação mais rápida

No mundo dos negócios “tempo é dinheiro”. Por isso, a implantação de um site totalmente personalizado pode não ser a alternativa mais interessante para quem busca racionalização de investimentos e agilidade, uma vez que nesse modelo os processos são mais demorados em função do desenvolvimento de uma estrutura única, da arquitetura à programação.

Portanto, os templates para sites não são indicados para aqueles que esperam algo completamente singular, ou para necessidades muito específicas, uma vez que a formatação dessa proposta atende a ideia de um modelo repetível e escalável, com elementos predefinidos.

Por outro lado, você pode contar com uma implantação mais ligeira e ao mesmo tempo segura, pois a maioria das empresas que atuam como intermediárias de serviços como esses ficam responsáveis por fornecer várias otimizações de segurança e performance. Assim, é possível que o processo de desenvolvimento foque mais no conteúdo do site que será implementado.

Apresenta menor complexidade em termos de recursos

Por se tratar de modelos pré-prontos, os templates para site são menos complexos na hora de estruturar. Isso não significa layouts de baixa qualidade, pois há bases bem interessantes, que se ajustam muito bem às necessidades do cliente quando aplicadas com técnica e estratégia, além de inteligência para a customização visual. Os profissionais conseguem ajustar os comandos e formatos à sua realidade.

Se você gostou das dicas e quer descobrir como podemos ajudar você nesse tipo de projeto, entre em contato com a gente

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Precisa de um site? Saiba quando usar templates

Alexandre Estanislau

Sócio fundador da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC - Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais - Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Mercado
0
115 visualizações

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *