Quais as principais métricas de branding para medir o sucesso da sua estratégia

Quer iniciar uma nova campanha focada na força da marca e não tem ideia de como definir métricas de branding? Não se preocupe! Alguns indicadores são ótimos para medir o sucesso desse tipo de iniciativa e conseguem apontar rumos bem claros para você.

Focar na identidade da empresa pode parecer algo abstrato demais e sem maneiras concretas de medir performance. No entanto, as coisas não são bem assim: o caminho é entender como a força da marca se projeta nas mentes das pessoas.

A ideia principal está resumida em três palavras: consciência, consideração e fidelização. Eles representam múltiplos aspectos relacionados à maneira como o público interage com a ideia de uma marca. Confira a seguir as principais métricas de branding para medir o sucesso da sua estratégia!

Taxa de novos visitantes do site

Se a força da sua marca está conseguindo atingir novos públicos em um ritmo produtivo, isso certamente dará origem a um fluxo de novos visitantes para o seu site.

Trata-se de uma das métricas de branding que merecem a sua atenção, já que é a partir desse índice que você consegue detectar se a sua empresa está sendo percebida pela audiência, que se importa o suficiente com ela para acessar o seu site.

Essa métrica está associada à consciência que as pessoas têm a respeito da sua marca. Ainda não significa uma força considerável, mas serve como primeiro passo para transformar uma grande audiência em um público fidelizado.

Quantidade de buscas pela marca

O reconhecimento do seu branding também pode ser medido por intermédio das buscas feitas pelo nome da sua marca em sites como o Google. Por meio de sistemas como o Google Analytics e o Google Trends, você pode conferir a taxa de buscas de determinados termos. Então, vale a pena experimentar essas análises com o nome da sua empresa e dos seus produtos.

Trata-se de um indicador referente à consideração, já que mostra o interesse do público em sua marca. É como se ele estivesse um passo à frente na jornada em direção ao seu produto.

Taxa de retorno de visitantes

Um estágio mais avançado do seu sucesso se encontra na análise da taxa de retorno dos visitantes do seu site. Basicamente, se as pessoas estão voltando, significa que se tornaram mais leais à sua marca e produtos. Você pode se aprofundar e tentar entender as principais motivações para a fidelidade desses clientes, como conferir avaliações, comentários em redes sociais e respostas de pesquisas.

Esse é um número que está ligado à fidelização do cliente, então, serve como um indicador de sucesso que comprova a sua eficácia em impactar positivamente um público e mantê-lo se relacionando com a sua empresa.

Uma ação tem mais chances de ser bem-sucedida com métodos eficazes para mensurar seus resultados. Com o foco em branding, isso não é diferente. E lembre-se: todo esse processo precisa envolver comparações. Para ter certeza de que os seus esforços deram certo, você deve comparar suas métricas de branding de antes e depois da implementação da sua estratégia. Dessa forma, será possível enxergar um quadro fiel da sua atuação.

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Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Quais as principais métricas de branding para medir o sucesso da sua estratégia?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
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