Quatro tipos de materiais ricos que vão alem do e-book

Se você quer realmente movimentar a sua empresa na rede é hora de pensar seriamente em diversificar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Existem materiais ricos que vão muito além do e-book e que podem qualificar a sua rede de contatos, gerando vendas ou adesões para o seu negócio.

Material rico é um conteúdo aprofundado que gera valor e autoridade da sua marca no assunto. Apesar da popularidade do e-book, outras ferramentas se mostram muito eficientes na geração de leads para a sua companhia e é delas que vamos tratar a seguir.

1. Infográficos

Um infográfico é um conjunto de texto e imagens que informa a sua audiência. Na prática, isso quer dizer que não se trata apenas de uma imagem bonita e persuasiva, mas sim de uma ferramenta que agrega conhecimento aos seus leitores. Para que isso tenha um impacto positivo é preciso atentar para o design cativante, fácil interpretação e formato leve, para poder ser compartilhado facilmente na internet.

Abuse da criatividade e fuja dos modelos tradicionais que mais parecem um modelo clássico para slides de PowerPoint. O intuito deve ser transformar dados monótonos em uma experiência mais agradável, com um visual que, além de atraente, conduz o olhar do leitor para que ele entenda melhor a mensagem. Há plataformas on-line que oferecem recursos formidáveis, como o Canva, Easel.ly e o Visme.

2. Tutoriais em vídeo

Ainda nesse segmento de que a imagem vale mais que palavras, existem os tutoriais. Quem nunca assistiu a um? Esse tipo de estratégia requer muita autoridade da empresa sobre o assunto tratado. Em compensação, contribui para que sua marca seja considerada uma especialista no tema ou produto mostrado.

Esse método de transferência de conhecimento pode ser muito interativo e eficaz para aumentar os leads da sua companhia. Porém, é preciso ter cuidado com a qualidade técnica do vídeo, que nesse caso é tão importante quanto o conteúdo. De nada adianta ser uma autoridade no assunto, se o seu áudio é péssimo e sua imagem desfocada.

3. Guias

Se sua empresa ainda não está preparada para oferecer tutorias em vídeo com qualidade de som e áudio, ofereça guias. Eles são mais simples e podem ser desenvolvidos com gráficos, imagens, áudios e textos. Geralmente, eles tratam de como usar um determinado produto ou como fazer alguma coisa.

Aproveite para vender a sua marca agregando informações de valor para o seu lead e compartilhando experiências com ele. A vantagem dos guias é que eles não precisam ser diretamente ligados ao seu produto, mas permear temas que fazem parte do mesmo universo.

4. Webinars

Que tal proporcionar ao seu público-alvo a participação em um evento sem sair de casa? Essa é a proposta dos webinars, um dos tipos de materiais ricos que vai transformar o seu marketing digital. A ideia é convocar seus targets para uma palestra, seminário ou conferência para apresentar um novo bem ou serviço, sem que eles se desloquem.

Todo o encontro é feito pelo computador, por meio de um link de acesso. Só podem participar pessoas convidadas e o ambiente é propício para troca de informações e questionamentos em tempo real. Uma ótima oportunidade para você ficar frente a frente com o seu cliente em potencial e conquistá-lo de vez.

Viu, como os materiais ricos podem dar densidade às suas informações e atrair novos leads? Invista nesse segmento e veja sua empresa avançar pelas etapas do funil de vendas. Segue a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, SlideShare e Linkedin e saiba mais como aperfeiçoar a gestão de comunicação da sua empresa utilizando a criatividade, inteligência e estratégia a favor da sua companhia.

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Quatro tipos de materiais ricos que vão além do e-book

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Conteúdo
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