E aí, está à procura do slide perfeito?

Quando falamos em estrutura perfeita, quase sempre identificamos a natureza. Já que a busca aqui é pela construção do slide ideal para aquela apresentação sensacional, é dessa natureza e dos seus 4 elementos essenciais que vem a inspiração para falar de composição. O jogo é simples: associar os 4 elementos – Fogo, Água, Terra e Ar – aos slides nossos de cada dia, para ilustrar um pouco do que é um olhar estratégico sobre a apresentação corporativa.

Muito antes de ligar o computador, vamos propor o exercício de pensar em algo que é essencial à vida humana – o equilíbrio entre os 4 elementos primordiais e nossas experiências sensoriais. Na apresentação corporativa não é diferente, afinal não são criados apenas “slides bonitinhos”. A missão é organizar as ideias de forma equilibrada, dentro de uma estrutura visual cativante e funcional.

Por trás de um material de alto nível há um roteiro que defende por que a mensagem importa, há um arco criativo que conecta as ideias ao público-alvo, há os contrapontos que criam um ritmo na apresentação, e o encontro de tudo isso na melhor forma. Como conseguir? Independente de uma visão filosófica, astrológica ou natural, a analogia com os 4 elementos é uma boa forma de entender esse equilíbrio delicado:

Fogo
Ideias aquecidas geram apresentações calorosas, com potencial para alcançar o seu objetivo. Esse é o momento de reunir informações quentes – assim como a mensagem principal que você deseja transmitir.

Água
Refresque suas ideias e transborde resultados com as apresentações. As mensagens de suporte trazem frescor e fluidez ao conteúdo e apoiam a estruturação do raciocínio.

Terra
Cultive as apresentações. Nem tudo são flores, mas boas ideias sempre brotam de alguma coisa. A partir de um slogan, por exemplo, é possível fazer um exercício de “palavra puxa palavra”, e daí pode vir a associação de mais fios condutores da narrativa. A partir de um conceito bem fundamentado, abordagens inusitadas/ interessantes/ instigantes podem ser desenvolvidas. Além de demarcar o terreno através de um discurso bem construído, isso leva o público aonde queremos chegar.

Ar
Movimento gera interesse – não é diferente nas apresentações. Você já analisou o perfil do público, o tempo estimado para fazer a apresentação, esclareceu o objetivo do material, pesquisou boas imagens, traduziu um insight, mapeou ícones e infográficos, explorou o storytelling e, agora, quer resultados. Coloque então todos esses elementos pra trabalhar a seu favor em combinações dinâmicas. Encadear ideias, promover o raciocínio e estimular conclusões são elementos-chave de envolvimento.

A partir de um raciocínio bem construído, a etapa de execução propriamente dita ganha em agilidade e consistência (e você, em tempo e qualidade do trabalho). A metáfora até pode ser outra, mas a estrutura não vai ser muito diferente: informação, para virar conhecimento, requer sempre um trabalho cuidadoso.

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Quando a Bolt começou em 1999, o digital no Brasil engatinhava. E a Bolt viu o digital passar de coadjuvante a determinante no comportamento das pessoas e na maneira como elas se relacionam, entre si e com as marcas. Viver tudo isso muito de perto é ter conhecimento para explorar todas as possibilidades – e isso abriu a nossa visão de mercado e o nosso leque de serviços.

Slides: uma caixa de texto e 4 elementos à mão

Bolt Brasil

Quando a Bolt começou em 1999, o digital no Brasil engatinhava. E a Bolt viu o digital passar de coadjuvante a determinante no comportamento das pessoas e na maneira como elas se relacionam, entre si e com as marcas. Viver tudo isso muito de perto é ter conhecimento para explorar todas as possibilidades – e isso abriu a nossa visão de mercado e o nosso leque de serviços.

Categoria: Apresentações Corporativas
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