A rede social que mais cresce no Brasil começa a abrir espaço para o marketing: não dá pra ficar de fora!
Desde abril os usuários do Instagram vêm notando a novidade: agora a plataforma para compartilhamento de fotos e vídeos conta com anúncios! A ferramenta ainda está restrita a poucas agências, mas em breve deve estar disponível para o restante do mercado.
Incialmente foram veiculados conteúdos das marcas Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen. Já na segunda fase, mais de 20 marcas foram incluídas e a rede começou a exibir peças produzidas pelas agências Africa, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.Biz, JWT e Wieden+Kennedy.
Os anúncios contam com o aviso “Patrocinado” e o direcionamento apontado pelo Instagram é que a publicidade na plataforma siga a lógica e a estética da comunidade. Um dos destaques é o formato carrossel, já utilizado no Facebook, que permite aos usuários passar as imagens e visualizar mais informações sobre os produtos, além de agora ser possível também adicionar links clicáveis.
A novidade vem em boa hora: o Brasil é a segunda maior comunidade do Instagram, logo depois dos Estados Unidos, e a plataforma foi a rede social que apresentou o maior crescimento no número de fãs nos perfis comerciais nesse segundo trimestre de 2015, de acordo com o relatório #MS360FAAP realizado pelo Núcleo de Inovação de Mídia Digital (NIMD) em parceria com a Socialbakers. A Bolt fica na expectativa do acesso à ferramenta.