Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar uma série de indicadores decisivos para o seu sucesso. Um desses indicadores é o brand awareness, uma métrica que mede o quanto uma marca é conhecida pelos consumidores. Como qualquer outro número estratégico, ele deve contar com os esforços adequados para se manter em alta.

Priorizar brand awareness significa implementar estratégias que busquem amplificar a visibilidade da sua marca nos setores certos. É algo que envolve compreender as deficiências dela e as oportunidades que existem em seu mercado para atingir cada vez mais um público que tenha identificação com os seus valores e objetivos.

Uma empresa que não pensa em brand awareness pode ser superada pelos seus concorrentes terá dificuldades para recuperar a posição que tinha no mercado. Já quem se dedica a promover e fortalecer sua marca descobre uma série de benefícios ao começar a trabalhar dessa forma.

Quer saber mais? Então confira a seguir os principais pontos que destacam como brand awareness é importante para qualquer empresa.

Aumento das vendas

Uma marca que é mais conhecida consegue atrair mais clientes, que geram mais vendas. Ou seja, se você deseja priorizar o sucesso comercial da sua marca, precisa pensar em brand awareness. Quanto mais seus produtos e serviços são vistos, maiores as chances de causarem interesse na audiência. Também é válido lembrar do contrário: se a sua empresa é esquecida, dificilmente conseguirá conquistar vendas.

Fidelização de clientes

Em tempos altamente concorridos como os atuais, não basta apenas satisfazer seus clientes, você precisa fidelizá-los. Um brand awareness alto permite que seu público reconheça a sua marca em meio a outras alternativas e a prefira em vez de similares. Para isso, você deve agregar valor à experiência desse cliente ao entender as necessidades dele e superá-las. Lembre-se de que é mais fácil reter público antigo do que adquirir um inédito.

Métrica válida de sucesso

Você não precisa se apoiar em conceitos abstratos e intangíveis ao mostrar à diretoria o progresso de marketing pelo qual a empresa está passando. O sucesso dela pode ser muito bem traduzido pelo brand awareness, que pode ser medido a partir dos seguintes indicadores:

  • volume de acesso ao site da marca;
  • número de audiência em seus canais digitais;
  • monitoramento de menções;
  • pesquisas feitas pelo nome da sua empresa e produtos;
  • entre outros.

Futuras expansões facilitadas

Todo negócio quer crescer, e manter um brand awareness alto facilita muito esse processo. Ao ter uma marca mais conhecida, você consegue conquistar novos investidores com facilidade. Isso também vale para potenciais clientes inéditos, que são decisivos para o crescimento de uma empresa. Ter o nome da sua marca fortalecido é essencial para que ela consiga permanecer assim.

Acesso a outros diagnósticos importantes

Acompanhar as métricas corretas é essencial para o sucesso em qualquer área, inclusive no marketing. Se você não acompanha os seus resultados de perto, está trabalhando no escuro.

O brand awareness é apenas uma das métricas que você deve utilizar para mensurar o sucesso da sua empresa. No entanto, é decisivo porque ajuda na priorização dos seus demais indicadores. Por exemplo, se ele está baixo, você sabe que precisa voltar sua atenção para os números que dizem respeito à influência e ao alcance da sua marca para reverter esse quadro. Poder acessar os diagnósticos corretos em sua análise é vital para o sucesso.

O brand awareness é um indicador bastante útil, porque resume a visibilidade e o reconhecimento de uma marca em seu respectivo mercado, ajudando a apontar os caminhos que suas campanhas devem seguir. Passe a seguir essa métrica e melhore os seus retornos cada vez mais.

Restou alguma dúvida a respeito da importância do brand awareness para a estratégia de marketing? Então, deixe a sua pergunta nos comentários, assim poderemos ajudar você.

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Você sabe o que é Brand Awareness e qual sua importância?

Alexandre Estanislau

Sócio fundador e CEO da Bolt Brasil, atuando como Diretor de Criação, graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros (Bienal de Design Gráfico – ADG, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação de Minas Gerais, Prêmio About de Comunicação Integrada, Prêmio MMOnline – MSN) e internacionais (Festival Internacional de Cannes, Festival Internacional de Londres, One Show Interactive – Nova York). Criou e coordenou o Quinta Digital por 3 anos, que já passou pelas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e João Pessoa-PB. Foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH por 2 anos e palestrante em diversos eventos. Atualmente é professor da disciplina Mobilidade e Produção de Sentido no MBA em Comunicação e Marketing do IEC – Puc Minas, professor da disciplina Dinâmica das Agências Digitais na Pós-graduação UNA, Presidente da ABRADi-MG (Associação Brasileira de Agentes Digitais – Minas Gerais) e Diretor da ABRADI Nacional (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Categoria: Estratégia
1
635 visualizações

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *